CULTURA

Filme “O Conformista” será exibido no Convite ao Cinema

Filme “O Conformista” será exibido no Convite ao Cinema
Exibição será no Auditório Hélio Moreira, às 20 horas
O projeto Convite ao Cinema, da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), apresenta neste sábado (16), às 20 horas, o filme “O Conformista”, do diretor Bernardo Bertolucci, no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal. O longa-metragem tem classificação de 18 anos e a entrada é gratuita a toda a comunidade. A orientação é que os participantes cheguem ao menos 15 minutos antes do início do filme. Após a exibição, o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, fará um debate sobre a obra.

Projeto

O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade.

Confira o texto do coordenador do Convite ao Cinema, Paulo Campagnolo, sobre o filme:

Freud encontra a política. Essa poderia ser uma definição bastante razoável para “O Conformista”, do italiano Bernardo Bertolucci. Porém, não seria absolutamente precisa, porque deixaria nas sombras o trabalho genial daquele que é considerado “o mago da luz” - o diretor de fotografia Vittorio Storaro que, neste filme, alcança o sublime (e as implicações psicológicas) através do expressionismo e das cores em choque que iria influenciar todo o cinema posterior. Bertolucci, o esteta, aproveita-se disso para narrar a ascensão de um homem em direção ao fascismo, na Itália dos anos 30. Traumatizado na infância por um motorista que tentou seduzi-lo, Marcello Clerici (Trintignant em atuação soberba) deseja apenas ser um homem “normal” - e, por isso, aceita a missão do partido fascista de assassinar um ex-professor, hoje vivendo em Paris. Narrado em flash-backs e com imagens de forte impacto visual, Bertolucci refaz a estética fascista (que a classe média assinou embaixo), em cenários grandiosos, com a pontuação musical de Georges Delerue (de “Jules e Jim” e “O Desprezo”, entre inúmeros outros belos trabalhos), cenas inesquecíveis (como o tango com Sandrelli e Sanda, fervorosamente erótico) e o comentário politicamente forte sobre a necessidade psicológica do homem de estar em conformidade com as normas vigentes. Para o bem e para o mal, contanto que sejam as normas. Um filme que talvez possa ajudar a entender esses dias, os de hoje, onde a cada amanhecer um novo fascismo parece bater às nossas portas. Deixá-lo entrar é uma escolha de cada um. Só não vá dizer depois que você não é responsável.

Dia 16/07 - Sábado | Filme: “O CONFORMISTA” | (“Il Conformista”) Itália/França - 115min.
Direção: Bernardo Bertolucci

Elenco: Jean-Louis Trintignant, Stefania Sandrelli, Dominique Sanda, Gastone Moschin e Pierre Clementi.

Local: Auditório Hélio Moreira

Endereço: Av. XV de Novembro, 701 (Anexo à Prefeitura)

Horário: 20 horas

Realização: Secretaria de Cultura de Maringá

Apoio: Maringá.Com e Jornal O Diário

Classificação 18 anos

ENTRADA FRANCA