OLIMPÍADAS 2016

Atletas destaque de Maringá participarão do revezamento da Tocha Olímpica

Atletas destaque de Maringá participarão do revezamento da Tocha Olímpica
Ciclista Gabriela Yumi está entre os convocados para conduzir a tocha
A chama Olímpica que chegará a Maringá na próxima quarta-feira (29), a partir das 9 horas, será carregada por 39 condutores e percorrerá pouco mais de 5 quilômetros na cidade. Durante o evento, o município promoverá programação variada de entretenimento por todo percurso. A tocha que será acesa pela primeira vez na avenida Gaspar Ricardo, passará por outras onze ruas e avenidas, encerrando a passagem com a celebração no estádio Willie Davids.

Pelo handebol masculino, Leonardo Bortolini, representará a modalidade. Leonardo encerrou a carreira no final de 2014, quando ajudou a equipe maringaense a ficar na terceira colocação da Liga Nacional e foi escolhido o melhor jogador da competição. Para ele foi uma premiação receber o convite. "Fiquei muito feliz e sem dúvidas é um orgulho conduzir o símbolo dos jogos. Vou carregar a Tocha como se estivesse carregando minha família, amigos, os maringaenses e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram na minha vida profissional até hoje", diz.

O atleta que também possui entre outras conquistas a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, e a participação nas Olimpíadas de Pequim 2008, ainda disse sobre a felicidade e o privilégio de participar do Revezamento na cidade. "Maringá foi o local onde comecei minha carreira, se não fosse a qualidade e o incentivo esportivo que tive por aqui, talvez não teria sido o atleta que fui. Será uma grande satisfação representá-la". Hoje o atleta é treinador da equipe masculina de Handebol Maringá/Unimed/UEM/Unifamma.

A ciclista e vice-campeã pan-americana, Gabriela Yumi, também está entre os convocados para conduzir o símbolo. "Estou muito feliz por ter a chance de participar e representar Maringá no revezamento na cidade. É uma emoção fazer parte de um dos maiores eventos esportivos do Mundo, atuando na modalidade esportiva que tenho paixão", completa a ciclista. A atleta é integrante do Clube Maringaense de Ciclismo (CMC) e está entre as convocadas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho.

Entre os atletas que participarão do revezamento também está o campeão olímpico de vôlei, Ricardo Bermudez Garcia (Ricardinho) e o ex-atleta de natação, José Geraldo da Costa Moreira Filho. Confira a listagem com os nomes de 33 dos condutores, divulgados pelo Comitê Rio, no anexo. Alguns nomes foram escolhidos pelos patrocinadores oficiais do evento (Bradesco, Coca-Cola, Nissan), por meio de concursos.

Durante o Revezamento

A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), preparou diversas atividades de performances e opções de entretenimento para os maringaenses, privilegiando os talentos e a cultura local. Orquestra Filarmônica da Unicesumar, Circo Teatro sem Lona, Grupo Desbravadores Fanfarra (Instituto Adventista do Paraná) serão algumas das apresentações. A tocha permanecerá em solo maringaense por cerca de duas horas, a festa tem a previsão de encerramento às 12 horas.

"O evento proporcionará uma grande oportunidade para mostrar a diversidade cultural que Maringá possui. Vamos ter a chance de divulgar os lindos espaços da cidade, e também, nossos atletas e ex-atletas, que representarão a comunidade no momento do revezamento", destaca o secretário de Esportes e Lazer, Rony Bergamasco.

O percurso iniciará na avenida Gaspar Ricardo. De lá a tocha segue para as avenidas Tuiuti e Brasil, até a avenida São Paulo, depois pelas avenidas Prudente de Moraes, Herval, Tiradentes, seguindo pelo Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio, avenida Getúlio Vargas, avenida Brasil e Duque de Caxias. O encerramento será no estádio Willie Davids.