SAÚDE

Posto de Vigilância Sanitária é reaberto no Aeroporto Regional de Maringá

A parceria entre a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e o Governo Federal, possibilitou a reabertura do Posto de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegários de Maringá (PVPAF Maringá/ANVISA), localizado no Aeroporto Regional de Silvio Name Junior.

Além do atendimento ao viajante, inspeção sanitária de infraestrutura e aeronaves e a liberação de mercadorias importadas sujeitas a anuência da ANVISA, o Posto será responsável pela emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O Certificado é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional, e é exigido para a entrada em vários países.

“A reabertura do Posto começou a ser discutida na gestão anterior da secretaria de Saúde. Nós continuamos com as tratativas e, com o apoio do Governo Federal, conseguimos reabrir esse atendimento. É importante, pois as pessoas não precisarão mais se deslocar para outras cidades para conseguirem o Certificado de Vacinação. É uma conquista para a população de Maringá”, esclarece o secretário de Saúde, Enio Molina.

O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas, para atendimento ao público e emissão do CIVP e das 13 às 17 horas para o restante das atividades desenvolvidas. O telefone para contato é o 3025-2175.