PREVENÇÃO

Maringá ganhará Centro de Valorização da Vida

Maringá ganhará Centro de Valorização da Vida
Prefeito em exercício, com os membros do CVV
O prefeito em exercício, Claudio Ferdinandi, se reuniu com os membros do Centro de Valorização da Vida (CVV) para falar da implantação do projeto em Maringá. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que presta, em todo o Brasil, serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores, descobertas, dificuldades e alegrias.

Participaram da reunião o secretário de Saúde, Enio Molina, membros do Comitê de Prevenção e Pósvenção de Suicídio, a diretora da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Rosa Maria Marques de Souza, o representante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiro, e o secretário de Comunicação, Marcos Zanatta.

O coordenador nacional do CVV, Regis da Silva, entregou ao prefeito em exercício um ofício sobre a intenção de fundar uma unidade em Maringá. “Estamos felizes em apresentar a Maringá um pouco do nosso trabalho, que surgiu há 54 anos da ideia de um grupo que queria fazer algo pela sociedade. Fazemos o atendimento 24 horas por dia, seja por telefone, pessoalmente, por correspondência, chat, voip ou e-mail”.

Silva explicou que o CVV funciona atualmente com o apoio de 2.200 voluntários, tendo 72 postos em várias cidades do Brasil, atendendo uma média superior a um milhão de ligações telefônicas por ano. “Os voluntários não são identificados e a pessoa que busca o auxílio também não, tudo ocorre em sigilo. Cada voluntário passa por um treinamento onde aprendem a arte de ouvir os sentimentos”.

O secretário de Saúde, Enio Molina, colocou a secretaria de Saúde à disposição para que o grupo seja formado em Maringá. “Vamos arranjar o espaço necessário para o CVV funcionar, pois sabemos da importância dessa entidade e os resultados positivos que ela traz. O Centro vai agregar ao trabalho que realizamos na ação de salvar vidas”.

O prefeito em exercício, Claudio Ferdinandi, elogiou a iniciativa do CVV e destacou o trabalho exemplar que os voluntários promovem. “É uma alegria ter esse projeto em nossa cidade e precisamos trabalhar ações que diminuam o índice de suicídios. O CVV salva vidas e vale apena trabalhar por isso”.

Em 2015, 195 tentativas de suicídio e 18 óbitos por essa natureza foram notificados em Maringá. De acordo com a psicóloga Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi, o número de tentativas e óbitos pode ser dez vezes maior, já que nem todos os casos são notificados. “O suicídio ocorre em todas as idades. No ano passado tivemos duas tentativas de crianças entre 1 e 9 anos e precisamos falar desse assunto para que esse índice diminua”.

O coordenador nacional do CVV explicou que a pessoa com tendência suicida dá 15 sinais antes de tentar o ato e que 90% dos casos podem ser evitados. Também relatou que os homens cometem mais suicídios e as mulheres mais tentativas.

O CVV

O Centro funciona com o apoio dos voluntários, maiores de 18 anos, que passam por capacitação gratuita oferecida pelo projeto. O Voluntário trabalha no sentido de compreender a pessoa que procura o CVV, dessa forma, valorizando a vida. O trabalho consiste no diálogo compreensivo buscando oferecer apoio emocional.

A instituição é mantida com as contribuições dos próprios Voluntários e também por doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade que reconhecem a importância do trabalho. O atendimento ocorre em clima de profundo respeito e confiança. Basta que a pessoa ligue para o telefone 141, ou acesse o site www.cvv.org.br para falar com o Posto CVV da região.

Nesta terça-feira (7), às 19 horas, ocorrerá outra reunião sobre o CVV, no auditório da Secretaria de Saúde, localizada na avenida Prudente de Moraes, nº885. No período da manhã, os representantes do CVV estiveram no Comitê de Prevenção e Pósvenção de Suicídio.

Treinamento

Os interessados em se tornarem voluntários do CVV em Maringá devem participar do curso preparatório que ocorrerá em três domingos: 3 e 24 de julho e 7 de agosto, a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria de Saúde. Mais informações com o Comitê de Prevenção e Pósvenção de Suicídio ou com o CVV.