SERVIÇO MILITAR

Jovens têm pouco mais de um mês para fazer o alistamento

Os jovens nascidos em 1998 têm prazo até o dia 30 de junho deste ano para fazer o alistamento militar. Pessoas portadoras de deficiência também devem fazer o alistamento, assim como os jovens de classes anteriores que ainda não procuraram a Junta de Serviço Militar.

A inovação neste ano é que no Paraná o alistamento é feito pelo sistema online, ou seja, o jovem não precisa, necessariamente, se deslocar até a Junta de Serviço Militar. Ele pode fazer o alistamento em casa, tendo em mãos o CPF e o RG e acessando o endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br

Os jovens que não têm acesso à internet podem procurar a Junta de Serviço Militar, que disponibiliza um computador para o alistamento.

A sede da Junta de Serviço Militar de Maringá está localizada no pavimento superior do prédio da estação rodoviária, na Avenida Tuiuti, 180 - no período das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas - de segunda a sexta-feira. O telefone para informações é o (44) 3901-1117.

Até esta sexta-feira (25) cerca de 1,8 mil jovens da região de Maringá já se alistaram, faltando ainda aproximadamente mil jovens para fazer o alistamento.

O alistamento militar é um ato obrigatório e seu descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, fazer matrícula em faculdade, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Todos os jovens que completam 18 anos até 31 de dezembro deste ano devem se alistar o quanto antes, evitando as filas e atropelos de última hora.