CULTURA

Espetáculo “Pequeno Tratado Sobre a Morte” é atração no Convite ao Teatro

Espetáculo “Pequeno Tratado Sobre a Morte” é atração no Convite ao Teatro
Peça é definida como uma tragicomédia sombria

O projeto Convite ao Teatro, apresenta nesta sexta-feira (27), o espetáculo “Pequeno Tratado sobre a Morte”, do grupo Teatro de Câmara, às 20h30, no Teatro Barracão. A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados 30 minutos antes do início da apresentação na bilheteria do teatro. A classificação é de 16 anos.

A história apresenta uma mulher, que durante um interrogatório é impelida a reavaliar sua relação com o homem que abandonou. Dos detalhes do cotidiano, tornados épicos por força dos dramas que resvalam para o patetismo, à reflexão sobre a impossibilidade de continuar, surge o desejo do suicídio. A atriz Jucélia Cadamuro e Paulo Campagnolo, autor e diretor da peça, realizam uma espécie de ensaio teatral, onde os papéis se confundem e se fundem, dando ao trabalho não apenas o caráter de exercício metalinguístico, mas bem como de anteparo ao próprio ato de colocar em cena um tema tão delicado.

Definida como uma tragicomédia sombria, “Pequeno Tratado Sobre a Morte” é uma espécie de ensaio para um linchamento moral que emula o clássico “O Martírio de Joana D′Arc” (1928), de Carl Th. Dreyer, de reverberações profundamente religiosas e com fulgurações da transcendência e redenção da personagem - que será condenada por dizer a verdade, nada mais que a verdade.

Grupo

O Teatro de Câmera nasceu em 2008, em Maringá, com uma proposta de teatro calcada no texto e no trabalho do ator e com enorme influência do cinema e do trabalho do encenador francês Claude Régy e do suíço Valère Novarina - além de privilegiar, num primeiro momento, a utilização de espaços alternativos para suas apresentações. Ao todo, o grupo já encenou 11 trabalhos, sendo 7 deles de autoria de Paulo Campagnolo, dramaturgo e diretor do grupo.

Ficha Técnica
“Pequeno Tratado Sobre a Morte”

Grupo: Teatro de Câmera

Texto, direção, cenário, iluminação e sonoplastia: Paulo Campagnolo

Figurino: Jucélia Cadamuro e Paulo Campagnolo

Elenco: Jucélia Cadamuro e Paulo Campagnolo

Fotos: Amanda Podanoscki

Operador de luz e sonoplastia: Fabrício Machado

Produção: Paulo Henrique Smith, Leticia Bonato e Fran Iamaguchi

Duração: 50 minutos

Classificação: 16 anos

Tema Adulto, Cenas de Violência