CULTURA

Hardy Guedes faz show “Reparanar - O Paraná em Prosa e Verso”

Hardy Guedes faz show “Reparanar - O Paraná em Prosa e Verso”
Show de Hardy Guedes será apresentado nesta sexta-feira (1)

Dentro da programação da 3ª Semana de Cultura - Maringá Cult, a Secretaria de Cultura apresenta nesta sexta-feira (1º) o show “Reparanar - O Paraná em Prosa e Verso”, do músico e compositor Hardy Guedes, radicado em Curitiba. A apresentação será realizada no Teatro Calil Haddad às 20h30 com entrada gratuita. Os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do local.

O show “Reparanar - O Paraná em Prosa e Verso” é um projeto que pretende contar parte da história do Estado, desde os primórdios até os dias atuais, com 14 canções de Hardy Guedes. “O objetivo é falar do Paraná, da sua história, sua gente, dos seus lugares, para que todos pensemos ou repensemos o Paraná que queremos para nós e para as futuras gerações. A ideia é mostrar ainda que a poesia está viva e presente em tudo que nos cerca”, destaca Guedes.

A sílaba “re”, no início do nome da apresentação, vem de REsgatar, REpensar, REcriar e tudo o mais que se encaixar nessa ideia. “Em cada canção tem um pouco da fauna, da flora, da poesia que existe ao nosso redor e nem sempre conseguimos percebê-la. Apesar da conotação regional, procuramos ao mesmo tempo usar uma linguagem universal deixando, nas letras das canções, alguma mensagem que promova a reflexão e desperte emoção, que é a essência de qualquer arte”, destaca o cantor e compositor.

Reparanar, por fim, termina com “R”, como os verbos da língua portuguesa, indicando ação, movimento. Ele conta que a intenção foi imprimir em cada música uma linha musical harmônica e rítmica diferente. “O Paraná, com exceção do fandango, é tido como um Estado sem música própria. A ideia é que esse trabalho possa servir como uma convocação para que todos nós possamos construir um cancioneiro popular paranaense que certamente existe, mas se encontra disperso”, pontua Hardy Guedes.

Música

Hardy Guedes Alcoforado Filho nasceu em Niterói (RJ) em 1947, mas radicou-se em Curitiba em 1976. É cantor, compositor, violinista e escritor. É autor de diversos livros infantis, como “A loja da raposa” e “O balaio - primeiro movimento”. Entre suas músicas gravadas estão “Rodeio e vendaval e calmaria”, por Lydio Roberto; “Rodeio”, no disco “Terra de Pinho”, com o grupo “MPB” da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e “Viver valerá a pena”, que se tornou tema de primavera da TV Paranaense.