PALESTRA

“Doenças raras e crônicas: Desafio no sistema de Saúde” é tema de palestra nesta segunda-feira (16)

“Doenças raras e crônicas: Desafio no sistema de Saúde” é tema de palestra nesta segunda-feira (16)
Evento será realizado no Auditório Hélio Moreira, às 19h30

O auditório Hélio Moreira recebe nesta segunda-feira (16) a palestra “Doenças raras e crônicas: Desafio no Sistema de Saúde”, a partir das 19h30, com apoio da Secretaria de Saúde. O assunto será tratado pela enfermeira e consultora científica da AFAG, Geisa dos Santos Luz, o médico reumatologista e presidente da Sociedade de Reumatologia de Maringá, Marcos Rocha Loures, e a paciente Lúpica Franciele Zanesco.

O objetivo do encontro é debater o Lúpus, doença inflamatória que pode afetar virtualmente qualquer órgão ou tecido do corpo, mais frequentemente a pele, as articulações, os rins, pulmões e o sistema nervoso. A doença é autoimune e afeta de 40 a 150 pessoas a cada 100 mil habitantes, apresentando dez vezes mais casos em mulheres do que em homens.

O paciente com Lúpus apresenta inflamação em articulações pequenas, manchas nas áreas da pele que são expostas ao sol, febre, cansaço, podendo variar sua apresentação, tornando o diagnóstico às vezes difícil. Os pacientes são acompanhados por reumatologistas e o tratamento depende dos sintomas e intensidade. O Lúpus atinge mais comumente indivíduos entre 16 e 55 anos.