SEGURANÇA

Campanha visa conscientizar os responsáveis sobre os locais que os filhos frequentam

Campanha visa conscientizar os responsáveis sobre os locais que os filhos frequentam
Lançamento da campanha foi realizada no Shopping Maringá Park

Campanha “Você sabe onde seu filho está?”, voltada aos pais de adolescentes menores de 18 anos, com o objetivo de conscientizar os responsáveis sobre os locais que os filhos frequentam foi lançada pela prefeitura. A primeira divulgação da Campanha foi realizada no Shopping Maringá Park em função do grande público que passa diariamente no local.

A iniciativa surgiu em uma reunião entre a equipe do Convention e do setor de Fiscalização da Prefeitura. “Nos finais de semana fazemos a fiscalização das festas, acompanhando se todas possuem alvará para a realização de evento e recebemos muitas denúncias de eventos com menores ingerindo bebidas alcoólicas entre outras situações, por isso resolvemos promover atividades para evitar esse tipo de coisa”, explica o diretor de Fiscalização, Marco Antônio Lopes de Azevedo.

O diretor também conta que, após a circulação da Campanha de orientação aos pais, a ideia é trabalhar com ações voltadas aos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. “Vamos orientar os pais para que conversem com seus filhos, trabalhar também com as empresas e pensar na possibilidade de aumentar o valor da multa para os estabelecimentos que promovem festas sem o alvará”. O valor da multa atualmente é de R$ 7.057, de acordo com o artigo terceiro da lei municipal nº881/2011.

O presidente do Convention & Visitors Bureau, Dirceu Gambini, destacou que a campanha é voltada principalmente aos pais e responsáveis dos adolescentes para sensibilizar esse público a se informar se a festa que o filho quer ir está de acordo com a lei. “Em 2015 foi instituída a lei federal nº13.106 que torna crime a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Criamos flyers, banners e spots para rádio com a ideia de comover os pais sobre os perigos desses locais que não são regularizados e promovem grandes festas”.

Para o prefeito em exercício, Claudio Ferdinandi, a campanha vai gerar bons resultados e evitar possíveis incidentes. “Temos a lei que proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos que precisa ser levada a sério. Hoje em dia é difícil distinguir a idade dos adolescentes em uma festa, por isso da importância de sensibilizar os pais. Agradeço a parceria de todos em mais essa ação importante para a nossa sociedade”.

O diretor da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans), Valdir Lopes dos Santos, lembrou que a Setrans, em parceria com a Polícia Militar, tem promovido blitzes nos finais de semana próximos a bares, restaurantes e locais de festas, para orientar motoristas e evitar que estes saiam dirigindo após a ingestão de bebida alcoólica.