PREVENÇÃO

Ações de prevenção e orientação sobre o vírus H1N1 são realizados em locais públicos

Ações de prevenção e orientação sobre o vírus H1N1 são realizados em locais públicos
Cobrir boca e nariz no momento de tossir é uma das formas de prevenção

A Secretaria de Saúde começou nesta segunda-feira (11) ações de prevenção e orientação sobre o vírus H1N1. Equipes da pasta estarão no Terminal Urbano e nas Feiras Livres fazendo a orientação da população sobre os principais cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do vírus.

O secretário da Saúde, Ênio Molina, explica que os principais sintomas da doença são falta de ar, respiração ofegante, cansaço, vômito e dor abdominal. “A pessoa infectada pode contagiar os demais um dia antes dos sintomas aparecerem e sete dias depois. Recomendamos que, apresentados esses sintomas, as pessoas devem procurar um médico e tomar bastante líquido”.

Molina lembrou que outras formas de prevenção além do uso do álcool em gel é lavar as mãos sempre que for possível, optar em ficar em ambientes arejados e com ventilação e cobrir com o braço o nariz e a boca no momento em que for tossir ou espirrar. “É importante lembrar que as pessoas devem evitar locais aglomerados em casos de simples resfriados, pois geralmente a pessoa já está com a imunidade baixa e fica mais suscetível a outras doenças”.