CULTURA

“Atitude” une dança e conscientização no palco do Teatro Reviver

“Atitude” une dança e conscientização no palco do Teatro Reviver
Espetáculo será apresentado nesta quarta-feira (16), às 20h30

O projeto Convite à Dança, apresenta nesta quarta-feira (16), às 20h30, o espetáculo “Atitude”, do Instituto Arte de Transformar. A proposta une a dança como ferramenta para comunicar principalmente os jovens sobre conscientização ao não uso das drogas. A atração será apresentada no palco do Teatro Reviver e a entrada é gratuita. Os ingressos deverão ser retirados com 30 minutos de antecedência na bilheteria do local.

O espetáculo surgiu de um desafio: fazer uma apresentação artística que pudesse ser levada para dentro das escolas, falando sobre ter atitude de dizer não às drogas. A partir de 2014, em uma parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o projeto de conscientização foi então criado. “Tem uma linguagem jovem e vai de encontro com a realidade dos adolescentes, para que eles possam repensar valores e para que reflitam sobre o futuro, as escolhas que serão feitas”, destaca a presidente do Instituto ADT, Cíntia Barros.

A atração foi apresentada em 32 colégios estaduais. “Tivemos um feedback bastante positivo, com momentos em que alguns adolescentes choraram, porque se reconhecem em algumas situações, vivenciadas por amigos ou mesmo parentes”, pontuou Cíntia.

Para a diretora artística do espetáculo e vice-presidente do Instituto, Michelle Veríssimo, esse retorno foi marcante para o grupo. “Foram dois anos entregues a sorrisos, lágrimas, abraços, encontros e desencontros que nos marcaram profundamente. Visitamos todas o colégio e agora teremos o privilégio de apresentar nossa criação no Convite à Dança para compartilhar aquilo que temos construído nesses dois anos de Atitude”, pontuou. “Atitude” trabalha coreografia de dança, contando com solos de jazz e dança contemporânea, além de música cantada e tocada ao vivo. Serão 15 dançarinos interpretando no palco.

ADT

O Instituto Arte de Transformar é uma companhia de artes que visa tocar outras pessoas, motivados pela missão de ser um agente transformador na sociedade. O grupo é composto por pessoas miscigenadas que utilizam da própria arte para levar adiante poesia, música, teatro, circo, dança, stomp, entre outros. Em 1997 a partir de uma parceria com a Igreja Batista da zona 7, um grupo foi formado para dançar na inauguração da nova sede da Comunidade Evangélica de Maringá, evento realizado no início de 1998.

Nos dois anos seguintes, mais dois eventos foram realizados seguindo o mesmo formato até que, no final de 1999, Cíntia Maria Barros, Rodrigo José Viríssimo da Silva e Tatiana de Freitas Giovanini, com apoio de Michelle Viríssimo, deram início oficialmente ao grupo ADT - à época denominado Adorart. Desde então, o grupo vem crescendo, apresentando-se em diversas ações e espaços de Maringá e região, além de participar de vários eventos de dança em outros Estados.

Projeto

O projeto Convite à Dança, por meio da Secretaria de Cultura, oferece à comunidade em todas as quartas-feiras, no Teatro Reviver, apresentações de companhias de diversas cidades do Paraná com espetáculos gratuitos de vários gêneros da dança. O principal objetivo do projeto é promover a formação de público e a promoção da arte no município.