CULTURA

Grupo Samba Sim faz homenagem à Dorival Caymmi nesta quinta-feira (3)

Grupo Samba Sim faz homenagem à Dorival Caymmi nesta quinta-feira (3)
Grupo Samba Sim, de Londrina, se apresenta no Luzamor
A atração desta quinta-feira (3) no Auditório Luzamor será o grupo Samba Sim, de Londrina, que vai homenagear o cantor e compositor Dorival Caymmi. A apresentação faz parte do projeto Convite à Música, realizado pela Secretaria de Cultura, e será às 20h30, com entrada gratuita. Os convites são limitados e devem ser retirados no auditório com 30 minutos de antecedência.

O Samba Sim leva a frase deixada por Caymmi à máxima: “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é!”. A partir disso, a ideia da apresentação é celebrar o artista baiano, levando ao palco do Luzamor um show especialmente dedicado ao cantor e compositor. O legado deixado pelo músico abrange quase uma centena de canções que representam o Brasil de forma única e dialogam ainda com outras artes, como a pintura - que ele mesmo praticava - e a literatura.

Dorival Caymmi nasceu em 30 de abril de 1914 e faleceu no dia 16 de agosto de 2008. O compositor baiano foi responsável pela criação de um cancioneiro inspirado e inovador para a época. O sonho dele era compor uma “Ciranda, cirandinha”, ou seja, uma canção que se perdesse em meio ao povo. Seu desejo, felizmente, fora realizado, uma vez que inúmeras de suas criações circulam espontaneamente até hoje.

Algumas delas, como “Maracangalha”, “A vizinha do lado” e “Samba da minha terra” estão no repertório do show do grupo Samba Sim desta quinta-feira. Para a vocalista Rakelly Calliari, a homenagem é toda embasada em denso estudo. “Sempre tivemos canções desse mestre baiano no repertório e agora chegou a hora de aprofundar essa pesquisa. A ideia é celebrar esta obra fundamental na música popular brasileira”, explica.

O grupo londrinense Samba Sim além de produzir samba de raiz, busca valorizar o trabalho de grandes compositores e intérpretes brasileiros. A banda é formada por Rakelly Calliari (voz), Rafael Fuca (violão), André Gião (guitarra), Duda de Souza (percussão) e Marcelo Siqueira (percussão).

O projeto

O Convite à Música, da Secretaria de Cultura, é realizado todas as quintas-feiras no Auditório Luzamor. O objetivo principal da proposta é oferecer aos maringaenses apresentações musicais de qualidade com entrada franca. Semanalmente o projeto leva ao palco do Luzamor diversos gêneros musicais no intuito de formar público e promover o trabalho de artistas locais, regionais e também nacionais.