PREVENÇÃO

Planejar é fundamental para uma viagem segura e tranquila no Carnaval

Planejar é fundamental para uma viagem segura e tranquila no Carnaval
Número de acidentes durante os feriados costumam aumentar

O feriado de Carnaval celebrado neste ano no dia 9 de fevereiro se aproxima e muitas pessoas aproveitam para viajar. Para chegar ao destino desejado, em segurança, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) pontuou dicas fundamentais que envolvem o motorista e veículo para que todos os dias do feriado prolongados sejam bem aproveitados.

“Muitos acidentes que ocorrem todos os anos nas estradas poderiam ser evitados com um bom planejamento e a direção defensiva. Os motoristas já sabem que mais vale a pena reforçar que são imprescindíveis o respeito às leis de trânsito, ter atenção redobrada com placas e sinalizações e fazer a revisão do veículo”, comenta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O número de acidentes durante os feriados costumam aumentar, mas segundo dados da Policia Rodoviária Federal (PRF) em 2015 foram registradas nas rodovias federais do Paraná 193 mortes a menos, comparado ao ano de 2014. O total de óbitos caiu de 778, em 2014, para 585 no ano passado.

Para seguir em direção à redução de acidentes, o primeiro passo que o motorista deve ter é fazer a manutenção do veículo. Como as oficinas costumam ter um fluxo maior nessas datas, o ideal é se programar para deixar o carro revisado uma semana antes da data da viagem.

Para o coordenador da Área de Veículos do Detran, Herivelto do Carmo, alguns itens são essenciais. “Verificar as paletas do parabrisa, o sistema de freio, velas e cabos, o nível de óleo e combustível, a regularidade da suspensão, o bom estado e a calibragem dos pneus - não se esqueça de incluir o estepe na inspeção, o nível do fluido do radiador e a correia dentada, sem dúvida tornam uma viagem mais segura”.

O técnico eletrônico Alisson Wagner de Assunção, não tinha este hábito frequente de fazer a revisão, mas depois de ter que cancelar uma viagem em função de problemas mecânicos mudou a atitude.

“Estava com uma viagem programada quando, por causa de um problema na correia dentada, fui impedido de prosseguir ao destino. Depois disso, não saio mais viajo sem fazer uma revisão no meu carro. Por um descuido, deixei de aproveitar alguns dias de descanso e tive que ficar resolvendo problemas que eu poderia ter evitado”, lembra Assunção.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS - O próximo passo a ser feito é verificar os documentos de porte obrigatório, como a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a situação do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV). No dia da viagem, não esqueça de colocar dentro do carro os documentos para evitar transtornos futuros.

Caso a CNH esteja vencida, por lei, o condutor pode dirigir o veículo com o documento vencido até 30 dias. Após o prazo, a habilitação passa a ser considerada irregular.

Neste ano, as taxas do IPVA e DPVAT devem ser pagas a partir do dia 21 de janeiro. O documento CRLV cobrado será o que vigora de 2015. Para saber mais sobre este assunto, acesse: www.detran.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1837&tit=Detran-esclarece-pagamento-do-IPVA-DPVAT-e-Licenciamento

Agora que o carro está pronto para viajar e os documentos estão dentro da legalidade, é hora de cuidar de você, motorista. O sono e o cansaço podem prejudicar a visão e a noção de espaço, portanto estar com o sono em dia e bem descansado são requisitos básicos e essenciais.

Para viagens longas, a recomendação é que a cada duas horas o motorista faça uma parada e se alimente, aproveite para caminhar e fazer um alongamento dos músculos das pernas, dos braços e do tórax. Isso ativa a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro melhorando a concentração.