Sanepar anunciou desconto em média de 20% na tarifa de água e esgoto para toda a população que ficou desabastecida nos últimos dias por causa dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas em Maringá. O índice de desconto nas contas de água será em média de 20% e não uma porcentagem fixa. Portanto, em alguns casos, é possível até que o desconto ultrapasse o índice de 20% ou fique abaixo disso. Richa também anunciou a mudança do ponto de captação de água no Rio Pirapó, a perfuração de novos poços artesianos para o reforço do abastecimento e o início dos estudos de viabilidade técnica para o aproveitamento do Rio Ivaí como nova fonte de abastecimento do município.O desconto de 20% será para todos os moradores, independente do consumo registrado. A Sanepar informa que quem não receber o desconto nesta fatura, receberá na próxima, já que em alguns locais a leitura já foi feita.Também receberão um desconto os moradores das cidades de Londrina, dos distritos de Guaravera e Guairacá (de Londrina), e ainda de Cambé, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Nova Esperança e Wencelau Braz. Nestas cidades, o desconto será proporcional aos dias parados e somente para quem foi afetado.
ATÍPICA – O governador ressaltou que Maringá vive uma situação atípica, inesperada. “Somos vigilantes, sou criterioso e cobro muita da equipe trabalho dedicação e empenho para prestar serviços de qualidade. É preciso lembrar, por questão de justiça, que a Sanepar foi indicada pelo ranking do Valor Econômico como a melhor empresa de saneamento do Brasil”, afirmou o governador.
Ele mencionou que os fenômenos climáticos atingem o mundo todo, com tempestades, vendavais, inundações. “Todos somos responsáveis pelos estragos ao planeta e hoje temos a resposta da natureza.”No caso de Maringá, afirmou Richa, as chuvas inundaram as estações de tratamento e danificaram cinco motores. O abastecimento deveria ter sido restabelecido no último domingo, mas dois motores voltaram dos reparos com problemas e, por isso, foi preciso adiar o restabelecimento.Os primeiros moradores a receber água, em função do transtorno do desabastecimento, começaram a armazenar o produto e o consumo aumentou em 30%, provocando falta para as pessoas ao final da linha. “Precisamos, também, da consciência das pessoas para o uso racional neste período”, disse ele.
INVESTIMENTOS – Nos últimos cinco anos, ressaltou o governador, os investimentos em saneamento foram recordes, de R$ 2,5 bilhões, por todas as regiões do Estado. “Em Maringá foram mais de R$ 130 milhões. “Não podemos aceitar que neste momento de dificuldade, com os maringaenses passando por transtornos, com a Sanepar trabalhando 24 horas por dia com empenho, dedicação e competência, que pessoas queiram tirar proveito político, com demagogia, querendo passar recado enganoso para a população”, afirmou.