PREFEITURA

Prefeitura notifica Sanepar sobre a normalização do abastecimento de água na cidade

A Prefeitura notificou, nesta quarta-feira (13), a Sanepar para que informe em 24 horas quais são as medidas que estão sendo tomadas para normalizar a situação de abastecimento de água e data prevista do retorno de atendimento de 100% da população. A empresa possui a concessão dos serviços públicos de água e coleta e tratamento de esgoto no município.

Além disso, o ofício pede que a Sanepar informe as ações que serão desenvolvidas em situações emergenciais, como a apresentada nos últimos dias. Na terça-feira (12), equipes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal se reuniram com funcionários da Sanepar para analisar a dimensão dos danos causados na estação de tratamento da água e ações que serão realizadas para amenizar a falta de abastecimento.

Pontos emergenciais como Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e asilos serão abastecidos por caminhões-pipa da Sanepar. A Prefeitura está oferecendo água em 18 poços artesianos para a população. “Estamos oferecendo água gratuitamente, mas ressaltamos que ela não é tratada e é imprópria para consumo”, ressalta o secretário de Serviços Públicos, Dorvalino Lopes de Macedo.

A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), juntamente com a Defesa Civil, Guarda Municipal e a Polícia Militar (PM), disponibilizou efetivo para atender a população no controle e na segurança durante a distribuição de água nos 18 poços artesianos disponibilizados pelo município. A ação tem o objetivo de colaborar com a concessionária do serviço de abastecimento, que está atendendo os casos emergenciais.

Orientação

Na Prefeitura, a determinação é que todas as secretarias municipais orientem os demais setores a economizar, fazendo o uso consciente de água para evitar prejuízos principalmente ao atendimento à população.

Em relação à paralisação do atendimento ao público, a Prefeitura vai comunicar qualquer alteração através de nota no site oficial www.maringa.pr.gov.br

Fiscalização

Equipes do Procon estão fiscalizando os pontos de comercialização de água para que não haja uma cobrança abusiva. O morador que presenciar um aumento grande em relação ao preço anterior pode denunciar a situação pelos telefones 3293-8150 e 151.