TRÂNSITO

RESPEITO AO PEDESTRE: Campanha em Maringá é destaque em revista do Detran

Os bons resultados alcançados pela campanha de conscientização "Faixa: tô parando nessa", desenvolvida em Maringá, estão sendo destacados pelo Detran-Pr através da revista Detrânsito, também reproduzida em sua página na internet.

Na reportagem "Maringá impõe respeito à faixa" o município é lembrado como a quinta cidade brasileira a aderir à campanha com base no mote "Mais vida no trânsito", instituído pela administração do prefeito Silvio Barros.

Colocada em prática a partir de setembro do ano passado pelo secretário municipal dos Transportes, Valdir Pignata, a iniciativa procura orientar os condutores de veículos a respeitarem a faixa de pedestres em vias onde não há controle de tráfego por meio de semáforos.

Brasília, Natal, Goiânia e Boa Vista são citadas entre as capitais brasileiras que também implantaram campanhas para conscientizar os motoristas a dar passagem aos pedestres na faixa.

Em entrevista à revista, o diretor de Trânsito da Secretaria Municipal dos Transportes (Setran), Luis Riogi Miura, explica que as placas de orientação e as faixas da campanha foram distribuídas entre 22 pontos considerados críticos no trânsito maringaense.

"Já em outubro do ano passado, no primeiro mês da campanha, houve uma adesão de 50% dos condutores e hoje estimamos que 60% dos motoristas estão dando a vez para o pedestre nas faixas sinalizadas", comenta.

A reportagem da revista destaca também que só são punidos com multa os casos abusivos.

"Em setembro foram aplicadas 53 multas, em outubro o número caiu para 19 e em novembro não foram feitas autuações", ressalta Miura.

O diretor aponta que a redução da velocidade média nas principais vias da cidade foi outro resultado positivo da campanha. "O motorista está mais atento ao trânsito.

Como tem que parar toda vez que um pedestre atravessar a faixa, ele ampliou o seu campo de visão e agora presta atenção também às calçadas para ver se vem algum pedestre.

Com todos esses cuidados, o motorista naturalmente começa a adotar uma postura prudente na direção e é essa mudança que nós queremos", analisa Miura.

POPULAÇÃO APROVA: a revista Detrânsito ressalta na reportagem que para a população de Maringá a mudança implantada pela administração municipal foi positiva.

"Eu já costumava respeitar a faixa e hoje eu respeito inda mais", conta o maringaense Carlos Lazaretti.

Segundo ele, a nova regra fez com que também os pedestres passassem a atravessar a rua na faixa e não entre os carros.

"Se nós, motoristas, estamos respeitando os pedestres, eles também têm que nos respeitar, atravessando somente na faixa destinada a eles", opina.

No final da reportagem Miura diz que ainda é cedo para tirar conclusões mas, a partir da campanha o município passou a contabilizar os acidentes ocorridos sobre as faixas de pedestres.

Ele mostra que em setembro ocorreu apenas um atropelamento, em outubro nenhum, em novembro um e em dezembro foram três.

"Tudo isso são estatísticas que por enquanto nada representam, pois não temos o que comparar", conclui o diretor.

Mais informações: 3901-1717 (Secretaria dos Transportes)

Pmm