TECNOLOGIA

Maringá será sede do I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste

Maringá será sede do I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste
Evento reunirá prefeitos e empresários do Noroeste Paranaense
Maringá sedia no dia 14 de abril o I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, reunindo prefeitos, gestores, empresários, vereadores e todos os interessados para tratar de iniciativas que aprimorem os serviços públicos nos municípios da região. A promoção é da Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Maringá, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento socioeconômico por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As inscrições para o evento são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo site http://forum.redecidadedigital.com.br/

O diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, lembra que Maringá está entre as cidades onde o poder público mais investe em tecnologia da informação, e será referência para polarizar o encontro. O evento pretende contribuir com o planejamento das demais localidades que integram, principalmente, a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

O diretor da RCD adianta que a ideia é apresentar soluções, iniciativas, políticas públicas e linhas de financiamento para o setor. “A tecnologia é transversal a todos os setores de uma gestão e por este motivo precisa ser incorporada no plano de desenvolvimento das cidades. O Fórum será importante para a troca de experiências entre os gestores e para conhecermos o que a região tem feito neste sentido”, salientou Marinho.

O mapa das cidades digitais desenvolvido pela RCD mostra que no Paraná pelo menos 99 municípios possuem iniciativas na área. No processo de levantamento de dados, cinco diferentes critérios são utilizados pela RCD para a classificação de uma localidade com iniciativas de Cidade Digital, entre eles o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de governo eletrônico (e-gov), como serviços de atendimento via web; ligação de órgãos e prédios públicos por meio de cabeamento óptico; uso de ferramentas de georreferenciamento e de câmeras de monitoramento para vigilância.

O sistema é atualizado diariamente a partir de informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras, governos estaduais, imprensa e mapeamentos feitos pela Rede Cidade Digital. A lista completa está disponível pelo http://redecidadedigital.com.br/.