SAÚDE

Saúde faz "arte" para promover saúde na adolescência

No dia 25 de setembro, 300 adolescentes de 12 a 18 anos têm um compromisso com a saúde e a arte. O grupo faz parte do projeto "CriAção", implantado em 2001 pela coordenação de saúde do adolescente da Secretaria de Saúde.

O objetivo do projeto é utilizar a linguagem do desenho e da história em quadrinhos para despertar no jovem a consciência sobre prevenção da aids, doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas na adolescência.

A primeira experiência prática do "CriAção" foi o personagem dr. Camisudo, um simpático preservativo masculino que, no papel de médico, orientava jovens a manter relações sexuais seguras.

A história em quadrinhos foi publicada em uma revista e distribuída na maioria das escolas de Maringá. Todo os desenhos da cartilha foram produzidos pelos adolescentes. "Enquanto criaram e elaboraram as histórias em quadrinhos, os adolescentes construíram um saber próprio sobre os cuidados que devem ter para uma vida saudável", diz a psicóloga Célia Fonçatti, coordenadora de saúde do adolescente da Secretaria de Saúde.

A partir dessa experiência a coordenação de saúde do adolescente realizou, no ano passado, o 1º Encontro de Adolescentes e Desenho de Histórias em Quadrinhos. Cem jovens participaram de oficinas de desenho nas técnicas

de mangá (desenho japonês), desenho infantil e confecção de fanzine, focando o trabalho na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Para chegar até os jovens artistas, profissionais de saúde foram até as escolas localizadas na área de abrangência de suas equipes e convidaram os alunos que tinham gosto por desenho e se dispuseram a atuar como multiplicadores dos conteúdos dos programas de prevenção.

No sábado, as oficinas do II "CriAção" têm início às 8h e prosseguem até às 17h30, no bloco 6 do Cesumar. De manhã um ônibus da prefeitura vai levar os 300 estudantes até a instituição de ensino e no final da tarde vai levá-los de volta para as unidades de saúde.

A oficina de mangá será dividia entre os adolescentes que prepararam a cartilha do dr. Camisudo e o professor Jefrey Haiduk Morais, de Londrina. A oficina de desenho infantil terá a desenhista Cibele Santos como referência.

Os desenhos de moda serão ensinados por acadêmicos do curso de Moda do Cesumar e os próprios adolescentes do CriAção vão ensinar aos colegas a técnica de desenho comics. Os estudantes vão freqüentar todas as oficinas. No final da tarde haverá confraternização entre os participantes, com troca de trabalhos e experiências. Em seguida as adolescentes do NIS São Silvestre, que participaram do primeiro encontro de desenho e trocaram os quadrinhos pela moda vão apresentar um desfile com suas criações.

Para a psicóloga Célia o objetivo do projeto foi alcançado. "Eles estão falando sobre a prevenção de DST/aids na linguagem deles, e era isso o que nós queríamos", diz. De acordo com ela, os adolescentes-desenhistas são conhecidos nas escolas e estão tendo o trabalho reconhecido.

"O Conselho Municipal Anti-drogas pediu que eles produzissem o material de campanha sobre prevenção de uso de drogas. Eles estão muito felizes", conta Célia. O coral "Vozes do Silêncio", da Associação Maringaense de Surdos (Asumar) fará a abertura do encontro, às 7h30, com execução do hino nacional.

Logo após o professor Jefrey Morais fará uma palestra sobre a História da história em quadrinhos e em seguida as oficinas terão início. A programação da tarde terá início com a apresentação de uma peça teatral

sobre a prevenção de DST/aids, encenada pelo PSF do NIS Cidade Alta.

O projeto "CriAção" é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Regional de Educação e Secretaria de Assistência Social e Cidadania e patrocinado pela coordenação municipal de DST/aids, com recursos do Ministério da Saúde.

PMM