CULTURA

Convite ao Cinema apresenta “O Desprezo” neste domingo (13)

Convite ao Cinema apresenta “O Desprezo” neste domingo (13)
Evento acontece na Casa da Cultura do Jardim Alvorada

O projeto da Secretaria de Cultura, Convite ao Cinema, apresenta neste domingo (13), às 17 horas, o filme “O Desprezo”, do diretor Jean-Luc Godard, na Casa da Cultura do Jardim Alvorada. A entrada é gratuita e os participantes devem chegar 15 minutos antes da exibição. A classificação é de 16 anos. Após a apresentação o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, abre um debate sobre a obra.

Confira o texto de Campagnolo sobre o filme:

Brigitte Bardot pelada. Alguém tem dúvidas de que apenas isso já valeria uma “espiada” em “O Desprezo”? É com este filme, e não com “... E Deus Criou a Mulher” (que Roger Vadin rodou em 1956, com a sua então descoberta e namorada), que Brigitte se torna um mito absoluto. Hoje, aos 81 anos, tornou-se uma caricatura: xenófoba, homofóbica, intransigente (no pior sentido do termo). Mas Godard lhe deu um papel dos mais belos e interessantes de sua carreira com este magnífico “O Desprezo”. Baseado num romance (de profundas conotações autobiográficas) do italiano Alberto Moravia, o filme é uma das mais interessantes intermitências da narrativa cinematográfica moderna - colocando o próprio cinema como assunto, numa das mais dinâmicas observações a respeito dessa arte. Para isso, Godard contou com ninguém menos que o gênio alemão, Fritz Lang - de quem já vimos este ano “M, O Vampiro de Düsseldorf”, “Fúria” e “Almas Perversas”. No filme, o maravilhoso Michel Piccoli é um roteirista que aceita escrever uma adaptação de “A Odisséia”, de Homero, que será financiada por um americano (Jack Palance - o “malvado” de “Os Brutos Também Amam”). É de Palance uma das frases mais incríveis desse filme: “Quando eu ouço a palavra cultura, eu saco o meu revólver”. Piccoli é casado com Brigitte, no filme. A relação degringola. O espectador vibra. Brigitte é de uma beleza incrível. A sequência em que Piccolli pergunta a ela “de quem são essas pernas? De quem é essa bundinha?” e assim por diante... é de um erotismo que não existe mais. O filme é uma maravilha que não se mede. É Godard! É Cinema!

Projeto

O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade. O projeto também terá sessões no Auditório Hélio Moreira e no CEU das Artes, em Iguatemi. As exibições acontecerão aos domingos, às 17 horas, sempre com entrada franca.

Serviço:

http://www.maringa.com/eventos/5996/CONVITE+AO+CINEMA+O+Desprezo