HISTÓRIA

Série sobre missões indígenas estreia na rádio da UEM neste domingo (6)

Série sobre missões indígenas estreia na rádio da UEM neste domingo (6)
Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, localiza-se no estado do Rio Grande do Sul
O ouvinte da Rádio da Universidade Estadual de Maringá passará a ter mais uma opção na grade de programação da emissora, a partir deste domingo (6), quando a UEM FM (106,9 MHz) vai estrear, às 9 horas, a primeira série de seis programas sobre as reduções jesuíticas.

Também chamadas de missões jesuíticas na América (segundo o site Wikipédia), "as reduções foram os aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos padres jesuítas no Novo Mundo, como parte de sua obra de cunho civilizador e evangelizador".

Ainda segundo o wikipédia, "o objetivo principal das missões jesuíticas foi o de criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã européia, mas isenta dos seus vícios e maldades. Essas missões foram fundadas pelos jesuítas em toda a América colonial, e segundo Manuel Marzal, sintetizando a visão de outros estudiosos, constituem uma das mais notáveis utopias da história".

Os programas a serem veiculados pela UEM FM integram uma das produções vencedoras do Prêmio Roquete Pinto, organizado pela Associação das Rádios Públicas (Arpub), com patrocínio da Petrobrás e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

A Fundação Universidade Passo Fundo realizou o radiodocumentário sobre a Redução Jesuítico Guarani de São Miguel, que é patrimônio para a humanidade.

Também de acordo com o Wikipédia, "o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, é o conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões. Localiza-se no município de São Miguel das Missões, na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil".

"A redução de São Miguel inseriu-se no vasto programa evangelizador dos jesuítas, que estendeu seus braços para o oriente e para o ocidente, deixando uma forte marca em muitos países do mundo, perceptível até hoje. Fundada num tempo em que o território era domínio espanhol, esta redução foi o mais notável dos Sete Povos, que se tornaram parte importante da história do Rio Grande do Sul e do Brasil e fonte de ricas tradições", diz o texto na internet.

Conforme o coordenador da UEM FM, jornalista Antonio Paulino dos Santos Júnior, a ideia de reproduzir esta série é valorizar a produção de documentários, especialmente por seu aspecto de cunho educativo e cultural.