MEIO AMBIENTE

Semana do Rio vai focar a importância dos cursos de água de toda a região

Semana do Rio vai focar a importância dos cursos de água de toda a região
Evento acontece entre os dias 23 e 27 de novembro

Com foco em medidas preventivas e saneadoras para o atual contexto de escassez hídrica, a Semana do Rio que será promovida a partir do próximo dia 23 pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai priorizar uma programação intermunicipal abrangendo os principais cursos de água da região.

“Nosso objetivo principal é a conscientização da comunidade regional, dando sequência ao trabalho iniciado na administração do prefeito Roberto Pupin, antes da eclosão dos problemas de falta de água em vários pontos do país, principalmente na capital paulista”, frisa o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim.

A Secretaria do Meio Ambiente é responsável pelo ordenamento da agenda de eventos que reunirão estudantes, entidades ecológicas, autoridades e populações, mostrando os problemas atuais e futuros nas bacias do Ribeirão Paiçandu e dos rios Pirapó e Ivaí. O ribeirão que nasce no Viveiro de Mudas Municipal de Maringá, percorre quatro municípios antes de desaguar no Rio Ivaí. O Rio Pirapó, que fornece a água potável consumida em Maringá, também enfrenta sérios problemas de poluição que exterminam a fauna aquática, principalmente por falta de matas ciliares. E o Rio Ivaí, ainda saudável, começa a mostrar preocupantes indícios de poluição, visto que será o futuro manancial de água potável para os municípios da região.

A programação conta com café da manhã a partir das 9 horas e abertura oficial na próxima segunda-feira, dia 23, no Parque Alfredo Werner Nyffeler. Recentemente restaurado e com muitas melhorias para a população, o parque também ganhará, no grande lago, a introdução de 10 mil peixes de espécies nativas.

Na terça-feira, dia 24, 9 horas, será iniciado o plantio de 1.680 mudas de árvores nativas e frutíferas no fundo de vale do Jardim Paulista III, ao lado da Rua Pioneiro João Nunes. No quarta-feira, dia 25, 9 horas, soltura de 10 mil peixes no Rio Pirapó, em parceria com a empresa Gelita do Brasil. Local: Rodovia PR 317, quilômetro 9, Parque Industrial.

Na quinta-feira, dia 26, 9 horas, início do plantio de 2 mil mudas de árvores nativas nas margens do Ribeirão Paiçandu, ação conjunta dos municípios que integram o consórcio em prol do curso de água: Maringá, Paiçandu, Doutor Camargo e Ivatuba. Local: município de Paiçandu.

Na sexta-feira, 9 horas, encerramento da Semana do Rio às 9 horas no Condomínio Barra do Ivaí II, no Rio Ivaí, em Ivatuba, onde serão soltos mais de 20 mil peixes de espécies nativas, evento em conjunto com a prefeitura municipal daquela cidade.