AÇÃO SOCIAL

Prefeitura inaugura Casa Abrigo para mulheres

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Mulher, fará uma inauguração simbólica da Casa Abrigo, local destinado ao atendimento de mulheres e crianças vítimas da violência que sofrem risco de morte.

O evento será realizado na Sala de Reuniões do Gabinete (Paço Municipal), hoje (21), às 10 horas.

A casa, com mais de 700 m² de área construída, tem capacidade para abrigar mais de 20 pessoas e será mantida em sigilo para preservar a segurança das vítimas (o endereço e o telefone do local não serão divulgados).

Segundo a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, esta conquista da administração é resultado de uma luta de mais de 10 anos do movimento de mulheres.

"O primeiro projeto reivindicando a construção de uma Casa Abrigo foi do então vereador Cabo Zé Maria e também do ex-vereador Ulisses Maia", destaca.

A secretária explica que a Casa Abrigo irá atender mulheres com risco de morte e crianças menores de 12 anos por um período de até 6 meses, oferecendo atendimento pedagógico, psicológico, jurídico e social.

A casa terá um regimento interno que deverá ser seguido por todos, será atendida por uma equipe composta apenas por mulheres e terá vigilância 24 horas.

"O objetivo é abrigar as mulheres vítimas de violência e oferecer condições para que elas possam se livrar da dependência financeira que, na maioria dos casos, as impede de romper esse ciclo de violência.

Para isso iremos oferecer cursos de capacitação profissional permitindo que elas saiam da Casa Abrigo com condições para entrarem no mercado de trabalho", conclui.

Mais informações na Secretaria da Mulher pelo telefone 3221-1319.

Pmm