PREVENÇÃO

Projeto Motorista Saudável oferece orientações à população

Projeto Motorista Saudável oferece orientações à população
Motoristas participam da primeira edição do projeto

A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) iniciou nesta segunda-feira (9) o projeto Motorista Saudável. A ação é promovida na Vila Olímpica de Maringá das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas, até quinta-feira (12). A intenção é convidar os motoristas para participarem de uma avaliação da saúde.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia da Uningá, Rodrigo Tiyo, os alunos de farmácia estão realizando exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, e a equipe de psicologia aplica um questionário aos motoristas para avaliar as reações no trânsito. “A Uningá firmou essa parceria com a Setrans como forma de incentivar o trânsito seguro e consciente. Estamos aplicando um questionário com os motoristas e se for necessário, encaminharemos para atendimento psicológico na Uningá”.

O secretário de Trânsito e Segurança, Fábio Ribeiro, participou do primeiro dia ação. “Queremos conscientizar e orientar os motoristas sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde. As pessoas que passam horas no trânsito e enfrentam situações adversas no dia a dia estão sujeitas ao o surgimento de doenças. Agradeço a parceria da Secretaria de Saúde, que forneceu o material para a realização dos exames e a equipe da Uningá, que está atendendo a população”.

Agentes da Setrans e alunos de farmácia da Uningá estão convidando os motoristas que passam pela Avenida Herval a participarem do projeto. Adriana Rosa da Silva aceitou o convite e recebeu orientação dos profissionais. “Gostei muito dessa ação e parabenizo os envolvidos na organização do projeto. Vale a pena parar um pouco aqui e receber o atendimento, pois nós vemos casos de desrespeito no trânsito e essa ação pode ajudar o pessoal a se conscientizar”.

O taxista Claudecir Aparecido Guilherme também participou da atividade. “É importante aproveitarmos esses projetos para fazer uma avaliação e ver se está tudo certo com a saúde. Ser taxista é uma profissão que consome nossa energia, pois vemos a falta de cuidado de alguns motoristas. Está faltando respeito com o próximo e gentileza no trânsito”.