COMÉRCIO

Pesquisa revela que 63% dos lojistas estão otimistas com as vendas de Natal

Pesquisa revela que 63% dos lojistas estão otimistas com as vendas de Natal
O índice de 63% é o menor da série histórica, iniciada em 2007

Seis em cada dez lojistas de Maringá estão otimistas com as vendas de Natal. É o que revela o levantamento do Departamento de Pesquisa (Depea) da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). O índice de 63% é o menor da série histórica, iniciada em 2007, porém pouco abaixo dos 66% registrados em 2014. Os pessimistas somam 23% este ano.

O baixo índice de otimismo é reflexo da forte retração da economia que fez quase metade dos entrevistados (47%) registrar queda no faturamento em 2015 no comparativo com o ano passado. Outros 24% tiveram resultado igual e 19% obtiveram ganhos maiores.

Em relação às vendas de fim de ano, 36% acreditam que irão vender mais em relação a 2014, enquanto 33% estimam queda e 26% acham que o faturamento será o mesmo. Entre os que se mantêm confiantes, 75% prevêem crescimento entre 1% e 10%.

Cautelosos, os lojistas investiram menos nos estoques para o Natal. Apenas 25% gastou mais do que ano passado na compra de produtos. Também é menor o número de comerciantes que farão promoções nos meses de novembro e dezembro. Eram 58% em 2014, e agora são 39%.

Este ano, 24% dos empresários ouvidos pela pesquisa vão usar como estratégia de marketing propagandas em rádio e o bom atendimento. Sobre o valor dos presentes, 27% responderam que os consumidores devem gastar até R$ 110, enquanto 27% disseram não saber.

O setor de vestuário é um dos segmentos de comércio mais favorecidos nas compras para presentes de fim de ano. Para 52% dos lojistas, as roupas estão no topo da lista entre as opções para presentear. A forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito parcelado, segundo 67% dos entrevistados.

Os pesquisadores do Depea ouviram 100 empresas associados da Acim entre os dias 19 e 23 de outubro.