32ª edição da Festa dos Estados e das Nações começa nesta sexta-feira (9)
Começa nesta sexta-feira (9) a 32ª edição da Festa dos Estados e das Nações e a Feira do Artesanato.
O tradicional evento segue até o dia 18 de outubro, no Centro de Convivência Comunitária Deputado Renato Celidônio, oferecendo diversas opções gastronômicas à comunidade. São 19 entidades assistenciais que atuam diretamente no atendimento a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com algum tipo de deficiência e famílias carentes.
As barracas presentes na festa vão representar diversos lugares ao redor do mundo e, além dos pratos típicos, os visitantes também poderão acompanhar apresentações culturais diárias, programadas pela Secretaria de Cultura. “A festa já é uma tradição em nosso município e vai além da questão financeira, que auxilia muito as entidades participantes. O evento também envolve toda a comunidade, desde a participação voluntária no preparo e atendimento das barracas até a divulgação dos projetos realizados”, destaca a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Rosa Maria Marques de Souza.
Sob responsabilidade das entidades, o evento mobiliza mais de 500 voluntários para o preparo dos alimentos, cuidado e atendimento à população. Serão oferecidos espetinhos, bacalhau, picanha, massas, pastel, carneiro no tacho, comida chinesa, comida árabe, batata recheada, hambúrguer, joelho de porco com chucrute, acarajé, comida mineira, piapara na grelha, açaí, comida japonesa, sorvete e cachorro quente.
Desde 2012, a Prefeitura é responsável pelo custeio de 100% da instalação das barracas, permitindo dessa forma a realização da festa de modo padronizado e sem gastos para as instituições. Na última edição do evento, o lucro líquido para as instituições participantes foi de R$ 656.280,06. “O valor arrecadado durante as festas, tanto da Canção quanto das Nações, contribui para a manutenção das entidades. Por isso, convidamos a toda a comunidade para que participe e, dessa forma, contribua para a realização dos projetos assistenciais de Maringá”, complementa a secretária.
Festa das Nações
A feira foi instituída pela Lei Municipal n.º 1.551/82 e é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura e de Serviços Públicos, tendo o apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal na segurança do evento. A renda da feira é revertida para as entidades assistenciais participantes desenvolverem seus projetos.
Confira as entidades que vão participar da 32ª edição:
Projeto Social Índio - Barraca Brasileira - Espetinhos
Anpacin - Barraca Portuguesa - Bacalhau
ANPR - Barraca Cabocla - Picanha
APAE - Barraca Italiana - Massas
Marev - Barraca do Pastelão - Pastel italiano
Grupo Espírita Allan Kardec - Barraca Paulista - Carneiro no tacho
Centro Cultural São Francisco Xavier - Barraca chinesa - Comida chinesa
AMA (Associação Maringaense Autista) - Barraca Árabe - Comida árabe
Casa Assistencial Bezerra de Menezes - Barraca Inglesa - Batata recheada
Fundação Ísis Bruder - Barraca Maringaense - Hambúrguer
Lar Escola Bom Samaritano - Barraca Alemã - Joelho de porco (isbein) com chucrute
Provopar - Barraca do Pastel
Roupeiro Santa Rita de Cássia - Barraca Baiana - Doces e acarajé
Recanto Espírita Somos Todos Irmãos - Barraca Mineira - Comida mineira
S.O.S Serviços Sociais - Barraca Carioca - Piapara na grelha
Associação Água Viva - Barraca Amazonense - Açaí
Wajunkay - Barraca Japonesa - Comida japonesa
Adevimar (Lions) - Barraca Catarinense - Sorvete
Albergue Santa Luiza de Marilac - Barraca Americana - Cachorro quente
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.