HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Projeto de expansão do HUM será apresentado nesta sexta-feira (25)

O novo Plano Diretor que integra o projeto de expansão do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) vai ser apresentado no próximo dia 25 de setembro (sexta-feira), às 18 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

O evento deve reunir lideranças públicas (deputados federais e estaduais, vereadores e prefeitos) e privadas, representantes da sociedade civil organizada e a comunidade em geral. O objetivo é unir forças para conquistar recursos em prol da conclusão do projeto de expansão do HUM.

Na ocasião serão apresentadas as etapas de construção e do uso da verba que vai ordenar a ampliação do HUM para atingir a meta de 500 leitos, ante os 123 existentes hoje. O superintendente do hospital, Maurício Chaves Júnior, e o reitor da UEM, Mauro Luciano Baesso, farão a apresentação.

Segundo o superintendente, a luta pela expansão do HUM é antiga. Desde que foi construído, há 25 anos, o hospital mantém a mesma quantidade de leitos e, com cinco anos de funcionamento, a capacidade já era insuficiente. "Para que definitivamente essa proposta, por muitas vezes readequada, saia do papel precisamos unir forças políticas, privadas e da sociedade", reforça.

O governo do Estado anunciou que em 2016 vai disponibilizar R$ 30 milhões para a ampliação do HUM. "O valor não será suficiente para as etapas do ano que vem. Na apresentação vamos apontar como esse recurso será utilizado. A ideia é dividir entre obras e a aquisição de equipamentos tecnológicos para a assistência à saúde", explica Maurício Chaves.

Para conseguir e garantir todo o recurso necessário, o superintendente destaca que será preciso uma força-tarefa motivada pela importância do HUM. "Trata-se do único hospital geral e totalmente público da região noroeste do Paraná. Se for estruturado de acordo com a demanda da região vai gerar qualidade de assistência e isso é o que almejamos", acrescenta.

A expansão do HUM também contribuirá para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, afinal a nova portaria do Ministério da Educação (MEC) regula um aluno de medicina para cada cinco leitos. "Atualmente teríamos de ter, no mínimo, 200 leitos. Nossa meta é chegar aos 500 leitos para poder aumentar o número de vagas em medicina", esclarece o superintendente.

EM ANDAMENTO

Para este ano, o governo do Estado liberou cerca de R$ 28 milhões para o HUM. Com o recurso, o hospital tem três obras em andamento. Uma delas é a reforma/adequação da antiga área administrativa que será destinada a leitos de enfermaria. A previsão é que parte dessa obra fique pronta até o final deste mês, o que eleva para 146 o total de leitos no HUM.

Outra obra em andamento é a ampliação do atual Centro Cirúrgico e Obstétrico, que passará a ter mais duas salas, sendo uma para cirurgia e outra destinada ao pós-cirúrgico. Além disso, foi retomada a construção da primeira etapa do novo bloco cirúrgico que terá 11 salas e cem novos leitos hospitalares.

SERVIÇO

O evento de apresentação do Plano Diretor do HUM é gratuito e aberto ao público. Para participar basta confirmar presença no Codem, pelo telefone (44) 3901-2253. O contato é a Andreia ou a Anelise. A ACIM fica na rua Basílio Sautchuk, nº 388, Centro.