SAÚDE

Maringá imunizou 84% das crianças contra a paralisia infantil e não atinge meta de 95%

Maringá imunizou 84% das crianças contra a paralisia infantil e não atinge meta de 95%
Em Maringá 16.798 crianças foram vacinadas

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação e Controle de Imunobiológicos, divulgou a contabilização final da cobertura da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil no município. Foram vacinadas 16.798 crianças de seis meses a cinco anos incompletos, o que corresponde a 84,58% das 19.860 que deveriam ter sido vacinadas. A meta era de 95% e não haverá prorrogação da Campanha.

Algumas famílias que buscaram atendimento para os filhos no dia seguinte ao encerramento da Campanha, que foi finalizada no dia 31 de agosto, também foram atendidas. Em Maringá o atendimento foi feito nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde. Simultaneamente também foi realizada a Campanha de Multivacinação, que teve como objetivo atualizar o calendário básico de vacinação de crianças da mesma faixa etária.

Erradicação

Esta foi a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e este ano comemora-se o 25º ano sem a doença no País que está livre do poliovírus. Até que aconteça a certificação mundial de erradicação da polio, as ações devem ser mantidas a fim de elevar a cobertura vacinal em todos os municípios e evitar a reintrodução do vírus no Brasil.

O intuito da Campanha é manter o Brasil na condição de País certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. O slogan da campanha deste ano foi “Vacinação Contra a Paralisia Infantil: Você é o protetor do seu filho”.