SAÚDE

Campanha contra a paralisia infantil imunizou até agora 68% do público-alvo

Campanha contra a paralisia infantil imunizou até agora 68% do público-alvo
Campanha prossegue até segunda-feira (31)

Até quinta-feira (27), 13.535 crianças de seis meses a cinco anos incompletos do município tinham recebido a vacina contra a paralisia infantil, número que corresponde a 68% do total das que precisam ser vacinadas. A Secretaria de Saúde alerta aos pais ou responsáveis sobre a necessidade vacinarem seus filhos e atualizarem a carteirinha de vacinação. Segunda-feira (31) é o último dia das Campanhas contra a Poliomielite (paralisia infantil) e a de Multivacinação.

Precisam ser imunizadas em Maringá 19.860 crianças. O atendimento é feito nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. Segundo a secretária de Saúde, Carmen Inocente, para o sucesso das campanhas é preciso da conscientização e participação de todos. “Embora o vírus da poliomielite esteja erradicado no País desde 1990, para continuarmos mantendo essa doença longe é preciso prevenção e responsabilidade dos pais com a saúde dos filhos, que precisam ser vacinados contra a paralisia e também terem a carteira de vacinação atualizada”, destacou.

Multivacinação

Além da Campanha contra a poliomielite, ocorre simultaneamente a Campanha de Multivacinação que abrange a mesma faixa etária. Os profissionais de saúde estão orientados a avaliarem a carteirinha de vacinação para encaminharem caso necessário a criança para tomar as doses do calendário básico de vacinação. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

“Lembramos que os pais devem levar seus filhos com a carteirinha em mãos, mesmo que estejam com as vacinas em dia. Orientamos para que os responsáveis não deixem de levar seus filhos para atualizar o calendário de vacinação, assim como receber as gotinhas contra a paralisia infantil”, destaca a coordenadora de vacinação da Secretaria de Saúde, Edlene Aceti Goes.

Erradicação

Esta é a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e este ano comemora-se o 25º ano sem a doença no País que está livre do poliovírus. Até que aconteça a certificação mundial de erradicação da polio, as ações devem ser mantidas a fim de elevar a cobertura vacinal em todos os municípios e evitar a reintrodução do vírus no Brasil.

O intuito da Campanha é manter o Brasil na condição de País certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. O slogan da campanha é “Vacinação Contra a Paralisia Infantil: Você é o protetor do seu filho”.