SAÚDE

Carreta do "Cuide-se +" atende trabalhadores em Maringá até hoje (27)

Carreta do "Cuide-se +" atende trabalhadores em Maringá até hoje (27)
Unidade realiza exames preventivos como câncer de mama
O polidor Josias Ferreira da Silva, 52 anos, fez uma pequena pausa no trabalho na última sexta-feira (21) para participar do projeto "Cuide-se +", criado pelo Sesi para promover a saúde dos trabalhadores das indústrias.

Ele aproveitou a presença da unidade móvel do programa no pátio da empresa Apitec, através de uma parceria do Sesi Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindimetal), para fazer exames preventivos de câncer de próstata e pele.

"Foi rapidinho, em poucos minutinhos fiz o exame. E o bom é que não precisei faltar no trabalho", diz Silva, que costuma fazer a prevenção anualmente, mas este ano ainda não tinha conseguido uma folga na agenda para fazer os exames.

Outro ponto positivo da iniciativa destacado pelo polidor é a gratuidade do serviço. "Já estava pensando no dinheiro que teria que gastar com os exames. Com isso vou poder fazer uma economia", comemora.

O comprador Júlio Cezar Pires de Moraes, 43 anos, também funcionário da Apitec, foi outro que aproveitou a oportunidade para dar atenção à sua saúde. Embora considere importante a prevenção, ele confessou que estava há "um bom tempo" sem fazer exames preventivos. "Infelizmente, às vezes a gente se acomoda e vai adiando, mas não deveria né?!", opina.

Além de coletar sangue, Moraes aproveitou a presença da equipe do 'Cuide-se +' para tirar uma dúvida sobre uma mancha no rosto que o preocupava. "Felizmente ela [enfermeira] disse que não preciso me preocupar, que não é nada grave", contou o trabalhador, acrescentando que pretende seguir as orientações que recebeu sobre o uso de filtro solar diariamente, até mesmo para a realização de atividades não expostas ao sol.

A carreta do "Cuide-se +" fica na cidade até esta quinta-feira (27) para atender funcionários das empresas associadas ao Sindimetal. Hoje a unidade móvel está estacionada na Noma do Brasil. O horário de atendimento será das 8 às 17 horas.

Idealizada pelo Hospital do Câncer de Barretos (SP), a unidade realiza exames preventivos de câncer de mama, próstata, pele e colo do útero. Estes são os tipos com maior incidência no país, todos com grande chance de cura, principalmente em casos de diagnóstico precoce.

Em Maringá, os exames com horário agendados estão sendo realizados por uma equipe itinerante de duas enfermeiras e uma técnica em radiologia. A carreta conta com três ambientes para coleta de sangue e avaliação de pele.

"Atendemos pessoas que estão há anos sem fazer exames preventivos. Alguns têm medo de pedir dispensa do trabalho para cuidar da saúde", diz a enfermeira Thalytra Vieira. "Outra situação que identificamos é que muitos têm dúvida sobre o uso correto do protetor solar, acham que só é preciso usar quando estão expostos ao sol forte, e isso não é verdade", completa.

Os pacientes que apresentarem exames alterados serão encaminhados para acompanhamento e tratamento.