CULTURA

Companhia de dança carioca se apresentará no Teatro Calil Haddad

Companhia de dança carioca se apresentará no Teatro Calil Haddad
'Saudadade de mim' é dirigida e coreografada por Alex Neoral

A Focus Cia de Dança, dirigida e coreografada por Alex Neoral, e hoje uma das mais atuantes companhias de dança carioca apresentará “Saudade de Mim” em Maringá no domingo (23). A entrada é gratuita e o espetáculo será realizado às 20h30 no Teatro Calil Haddad. A classificação é de 14 anos.

“Saudade de Mim” reúne em um mesmo espetáculo dois ícones da cultura nacional: Candido Portinari e Chico Buarque. A apresentação inicia com os acordes de “Construção” levando para cena a vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari.

Para Alex Neoral, que está em cena também ao lado de Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Mônica Burity, Saudade de Mim é um divisor de águas na trajetória da Focus. “Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens artísticas que já se esboçavam em minhas criações anteriores. Os bailarinos, além de dança, tiveram o desafio de construir personagens, entrar em uma narrativa com cenas e situações delineadas”, destaca.

Turnês

Entre 2010 e 2011, a companhia se apresentou em 32 cidades francesas destacando a aclamada Bienal da Dança de Lyon em setembro de 2010. No exterior já levou sua arte também para Portugal, Itália, Alemanha e Panamá e no Brasil, para quase 60 cidades, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. E em 2011 o trabalho “As canções que você dançou pra mim” foi eleito entre os 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos 3 melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista.