SAÚDE

SAÚDE DA FAMÍLIA: Equipes mostram eficiência na primeira semana

Uma avaliação feita pela Secretaria da Saúde de Maringá revela que as 36 equipes do Programa Saúde da Família retornaram com novo ânimo nesta primeira semana de trabalho.

Reiniciado na quarta-feira da semana passada, o atendimento das equipes até a tarde de quarta-feira (dia 8) atingiu o total de 3.883 consultas nas áreas de abrangência das 23 unidades básicas de saúde.

Foram 107 consultas por equipe em uma semana, o que representa a média de 18 atendimentos por dia.

De acordo com a diretora de assistência da Secretaria da Saúde, Rosemeire Munarin Ruiz, o número verificado está acima da média diária de atendimento por equipe.

"Historicamente, cada equipe do programa sempre prestou a média de 16 consultas por dia", diz.

Entre a comunidade beneficiada também há reconhecimento pelo desempenho e dedicação das equipes.

"Agora está melhor porque não preciso mais descer até o posto de saúde para ser atendida por apenas uma enfermeira que media minha pressão, retirava sangue e fazia de tudo sozinha", relata a dona-de-casa e moradora do Jardim São Silvestre, Erotildes Ferraz Ferreira, enquanto uma equipe do PSF cuidava de seu tratamento para a hipertensão e diabetes.

Para o marido dela, o aposentado Antonio Salvador Alves - que também é hipertenso - o alívio foi o fim da antiga fila para atendimento.

"Hoje a minha filha liga lá no postinho, agenda o dia e horário e uma equipe vem até aqui em casa para me atender", afirma.

Atualmente o Programa Saúde da Família, em Maringá, atua com 36 médicos, 36 enfermeiros, 36 auxiliares de enfermagem e 144 agentes comunitários de saúde.

A partir do dia 20 deste mês entrarão em atividade outras 28 novas equipes de profissionais contratados no último concurso.

Com a entrada em ação das novas equipes, o programa passará a atender com 64 equipes formadas por 65 médicos, 54 enfermeiros, 67 auxiliares de enfermagem e 256 agentes comunitários de saúde nas áreas de abrangência das 23 unidades básicas do município.

De acordo com o cronograma de trabalho a ser colocado em prática a partir do próximo dia 20, três unidades básicas de saúde do município permanecerão atendendo com apenas uma equipe de profissionais, ou seja, um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde (ACS).

São os postos de saúde do Distrito de Floriano, do Jardim Universo e a equipe que presta atendimento na zona rural.

Nas outras 20 unidades o número de equipes de atendimento será ampliado.

Os postos de saúde do Jardim Industrial, Grevíleas, Parigot de Souza, São Silvestre, Vila Esperança, Internorte, Zona Sul, Vila Operária e do Distrito de Iguatemi contarão com o trabalho de duas equipes formadas por dois médicos, dois enfermeiros, dois auxiliares de enfermagem e oito agentes comunitários.

Os postos do Maringá Velho, Jardim Iguaçu, Morangueira, Tuiuti, Alvorada I, Alvorada III, Guaiapó-Requião e Cidade Alta terão três equipes, cada uma com três médicos, três enfermeiros, três auxiliares de enfermagem e 12 ACS.

Os maiores efetivos estarão no Posto do Mandacaru, Quebec e Ney Braga (4 equipes) e o Jardim Pinheiros que terá sete equipes à disposição, com sete médicos, sete enfermeiros, sete auxiliares de enfermagem e 28 ACS.

Mais informações: 3218-3150 / 3218-3156 (Secretaria da Saúde)

Pmm