EDUCAÇÃO

Veja como ajudar as crianças na hora de fazer a lição de casa

O segundo semestre letivo recomeça em agosto na maioria das escolas e, com a volta às aulas, as crianças retomam seu compromisso diário de fazer a lição de casa. Para muitas famílias, este é um momento de estresse, com as crianças se recusando a realizar as tarefas e com os pais sem saber exatamente como agir.

A coordenadora pedagógica do Colégio Marista de Maringá, Olívia de Souza, explica que a lição de casa é uma atividade importante para a formação dos estudantes, que não deve acabar na porta da escola. "Além de fixar os conhecimentos, a tarefa também tem o objetivo de fazer o aluno exercitar sua própria autonomia. Por isso deve ser muito incentivada pelos pais", defende.

Segundo Olívia, quando bem planejada, a tarefa de casa amplia o conhecimento e possibilita a consciência sobre o próprio progresso em relação ao conhecimento.

Ela orienta os pais a participarem da vida escolar dos seus filhos, fazendo leituras em conjunto, demonstrando curiosidade sobre os estudos realizados, ajudando a tirar dúvidas sem oferecer respostas, e orientando as pesquisas.

"O mais importante é que os pais não façam a lição por seus filhos, mesmo que os resultados da atividade não atendam às expectativas dos adultos", explica. "O ideal é que os pais ajudem sem oferecer respostas prontas, deixando claro que a opção de não fazer a tarefa não existe".

Confira abaixo algumas dicas da coordenadora para facilitar o momento da lição de casa:

- Estabeleça uma rotina em conjunto com a criança;

- Para definir o horário de fazer a tarefa, perceba em qual momento do dia seu filho rende mais;

- Crie uma agenda com os afazeres do dia para não sobrecarregar a criança;

- Organize um espaço bem iluminado, arejado, com pouco barulho, e que favoreça a concentração, o envolvimento e o capricho;

- Ajude a esclarecer dúvidas do seu filho, mas não faça a tarefa por ele;

- Diante das dificuldades demonstradas pela criança, tente entender o porquê dessa dificuldade e estabeleça parceria com a escola para tentar identificar o problema;

- Pedir muita ajuda pode ser uma maneira de chamar atenção, fique atento!

- Os erros fazem parte do processo de aprendizagem. No lugar de repreensão, dê lugar à discussão e o pensar sobre ele.