MÚSICA

Festival Internacional reunirá artistas de diversos países em Maringá

Festival Internacional reunirá artistas de diversos países em Maringá
Evento acontece entre os dias 19 e 25 de julho
A Cidade Canção recebe entre os dias 19 e 25 de julho o 1º Festival Internacional de Música de Maringá (Fimma) que vai reunir artistas, professores e alunos de diversos países, além de oferecer concertos noturnos gratuitos, canto coral e oficinas de instrumentos de cordas e piano. Através de concertos sociais a música também será levada a hospitais, asilos e escolas.

O Fimma é uma realização da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Cultura, com apoio da Unicesumar e participação da Universidade Estadual de Maringá. A direção artística do festival é de responsabilidade do maestro Jean Reis e a equipe de artistas professores que atuam em festivais internacionais no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Alunos dos Estados Unidos, Peru, Guatemala já estão confirmados para o Fimma, assim como outros inscritos vindos de todo Brasil.

Programação

O concerto de abertura do FIMMA acontece com a prata da casa, Orquestra Filarmonica Unicesumar conduzida pelo maestro Davi Oliveira. Durante o festival no período da manhã, a orquestra do Fimma realizará ensaios no Teatro Calil Haddad das 9 às 12 horas, abertos ao público. O objetivo é oportunizar o acesso aos amantes da música a toda atividade desenvolvida durante o festival.

À tarde, o acesso às aulas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo e piano) será reservado aos alunos inscritos nas oficinas do Fimma através www.fimma.art.br. Paralelamente, alunos e coordenadores levarão música a outros ambientes sociais. No final da tarde a série Concertos Acadêmicos oferecerá aos alunos a oportunidade de se apresentarem em concertos com acesso gratuito ao público.

Entre as 18 e 20 horas serão realizados ensaios do coral do Fimma sob coordenação da maestrina Andréa Anhenzini.

Na apoteose dos trabalhos diários, os concertos noturnos do Fimma trazem ao palco do Teatro Calil Haddad artistas internacionais numa cuidadosa programação com o pianista e professor titular da Ecole Normale de Musique de Paris, Guigla Katsarava, e os premiadíssimos professores Cármelo de los Santos, Alejandro Drago, Renato Bandel, Viktor Uzur, Marcos Machado e Ney Fialkow.

No sábado (25), às 20h30, acontecerá o encerramento com o concerto da orquestra e coral do Fimma no Teatro Calil Haddad.

Mais informações através do site www.fimma.art.br