TURISMO

Paraná intensifica ações para criar rota direta entre a Europa e Foz do Iguaçu

Paraná intensifica ações para criar rota direta entre a Europa e Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu tem potencial para se tornar um aeroporto para o Mercosul
Desde o início de 2015, o Governo do Paraná negocia com companhias aéreas a criação de uma rota direta entre a Europa e Foz do Iguaçu. Um dos trechos em estudo é a ligação sem escalas com a Itália, via Roma ou Milão. As negociações são encabeçadas pela vice-governadora, Cida Borghetti.

Na avaliação de Cida, além de atrair turistas de diversos países da Europa, a nova rota vai estimular os negócios na região e estabelecer uma nova porta de entrada no país, pela região Oeste. "Foz do Iguaçu tem potencial para se tornar um aeroporto hub para o Mercosul, atraindo novos turistas, gerando empregos, renda e uma série de oportunidades", afirma a vice-governadora.

As negociações contam com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Itaipu Binacional e do governo federal, por meio da Embratur, e da embaixada do Brasil na Itália.

PARCERIA ITÁLIA - As companhias aéreas fazem simulações de destinos e avaliam possibilidades técnicas e financeiras, combinando o vôo com turismo e carga e, ainda, com a inclusão de uma parada em alguma capital do Mercosul.

Para incentivar de imediato o aumento do fluxo de turistas europeus, o Paraná firmou parcerias com as empresas Alitalia e TAP com o objetivo de promover e divulgar destinos paranaenses, em especial Foz do Iguaçu. Hoje somente 7% dos italianos que vem ao País visitam Foz do Iguaçu.

As empresas já iniciaram um processo de divulgação do Paraná entre os operadores comerciais e em seus veículos de comunicação com passageiros.

A vice-governadora e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, estiveram na embaixada brasileira em Roma para uma reunião com os principais operadores de turismo da Itália. Eles são responsáveis por 80% das emissões de pacotes com destino ao Brasil.

Também foi acertada a possibilidade de os turistas italianos emitirem vôos via Roma ou Milão com destino final em Foz do Iguaçu usando parceiros da TAP no Brasil. A empresa é a maior companhia européia em hub para o Brasil.

Paraná amplia acordo com Emilia Romagna e negocia parceria com a região de Umbria

O Paraná iniciou as negociações para firmar um acordo de cooperação técnica com a região italiana da Úmbria. A vice-governadora, Cida Borghetti, foi recebida, em outubro, pela governadora da região, Catiuscia Marini, na sede do Governo em Perugia, para discutir os termos e os assuntos a serem abordados no documento.

A recente renovação do acordo do Paraná com a região italiana de Emilia Romagna impulsionou o interesse da Úmbria em firmar uma parceria com o Paraná. Com a Emilia Romagna o Estado do Paraná vai reforçar ações existentes nas áreas como o comércio, turismo e agroindústria.

As duas regiões estão entre as regiões italianas que participam do programa Brasil Próximo. O programa é resultado de acordos entre os governos brasileiro e italiano para viabilizar projetos entre municípios e regiões de ambos os países.