SERVIÇO MILITAR

Prazo para alistamento militar termina no final deste mês

Prazo para alistamento militar termina no final deste mês
Alistamento militar obrigatório para os jovens da classe de 1997

Conforme levantamento da Junta de Serviço Militar de Maringá, de 400 a 500 jovens de Maringá e região, nascidos em 1997, ainda devem comparecer à sede do órgão para fazer seu alistamento para servir ao Exército Brasileiro, Marinha ou Aeronáutica.

O prazo para se alistar termina na próxima terça-feira - dia 30 - e não haverá prorrogação. “Estamos, portanto, na última semana de alistamento. Até agora foram alistados aproximadamente 2.500 jovens e, com base nas estatísticas dos anos anteriores, cerca de três mil jovens da região devem ser alistados até o final do prazo neste ano”, afirma o secretário executivo da Junta de Serviço Militar de Maringá, Paulo Rogério do Carmo.

Para facilitar o atendimento aos jovens que trabalham ou estudam durante o dia, desde o dia 15 deste mês a sede do órgão permanece aberta, ininterruptamente, das 8 horas da manhã até as 18h30. “Não há interrupção na hora do almoço e ainda ampliamos o horário de atendimento em mais uma hora e meia, de segunda à sexta-feira, para atender esses jovens que ainda não se alistaram”, diz o secretário.

A Junta de Serviço Militar de Maringá funciona no pavimento superior do prédio da estação rodoviária, na Avenida Tuiuti, 180. O telefone para informações é o (44) 3901-1117.

Documentos exigidos

No ato de alistamento o jovem deve apresentar sua certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente, tamanho 3x4. “Caso tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico e todos os documentos precisam ser apresentados em suas versões originais”, explica Do Carmo.

O alistamento militar é um ato obrigatório e seu descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Mais informações: (44) 3901-1117 (Junta de Serviço Militar de Maringá)