CAMPANHA

Vacinação da gripe é ampliada para pessoas com 58 e 59 anos

Vacinação da gripe é ampliada para pessoas com 58 e 59 anos
Cerca de 2,5 milhões de pessoas foram imunizadas segundo Ministério da Saúde

A Secretaria do Estado da Saúde ampliou a partir desta quarta-feira (17), a vacinação contra a gripe para pessoas com idade de 58 e 59 anos, aproveitando o excedente de doses após o final da campanha nacional. A decisão de acordo com a Secretaria Estadual está embasada em um parecer da Comissão Estadual de Infectologia tendo em vista ser a faixa etária mais vulnerável a complicações decorrentes da infecção pelo vírus da gripe.

A ampliação só foi possível em função do saldo aproximado de 300 mil doses remanescentes da campanha de vacinação do Estado, encerrada no dia 5 de junho. Crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, trabalhadores da saúde e idosos com mais de 60 anos também continuam recebendo a vacina.

As pessoas que se enquadram nesse público podem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência ou a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, na Zona 7. Observando que a UBS Império do Sol não está realizando a vacinação e a Sala de Vacina não atende às terças-feiras durante o mês de junho.

Durante a campanha de vacinação, iniciada em 4 de maio, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram imunizadas no Paraná, o que representa 87,05% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A meta era vacinar 80% destas pessoas. A dose disponível neste ano é extremamente segura e protege contra os três tipos de vírus influenza mais circulantes no país: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2), influenza B.

Além da vacina, existem outras formas de prevenir a doença. Com a chegada das baixas temperaturas, é essencial que as pessoas mantenham hábitos saudáveis e de higiene. Manter ambientes arejados, lavar constantemente as mãos, não tocar olhos e nariz depois de tossir e espirrar, ou depois de tocar em superfícies contaminadas, são algumas medidas simples que podem evitar que as pessoas adoeçam, não apenas de gripe, mas também de outras doenças.

Em caso de suspeita de gripe, o paciente deve procurar atendimento o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. A orientação é também evitar a automedicação, procurar uma Unidade de Saúde e utilizar apenas os medicamentos indicados. O antiviral oseltamivir (tamiflu), por exemplo, está disponível gratuitamente nas UBS e pode ser retirado a partir da receita médica.