CULTURA

Projeto Vila dos Operários inaugura exposição em outdoors

Projeto Vila dos Operários inaugura exposição em outdoors
Há 60 anos, Lourdes Magali é moradora da Vila Operária

Começa nesta segunda-feira (15) a primeira fase da exposição em outdoors criada pelo Projeto Vila dos Operários. Serão expostas dez criações em outdoors espalhados pela Zona 03, a Vila Operária. As criações são compostas por imagens e frases de moradores do bairro que foram entrevistados pelos realizadores do projeto. As entrevistas, que buscavam coletar memórias e histórias sobre o bairro, iniciaram-se todas com a mesma pergunta: "Se o(a) senhor(a) tivesse que levar uma lembrança da Vila Operária, que lembrança levaria?".

Foram entrevistados moradores e ex-moradores do bairro, dentre eles o comerciante João da Silva, que está há 60 anos na Vila Operária, e a auxiliar de serviços Lourdes Magali Esposti, que na década de 60 fez parte do GATO - Grupo Amador de Teatro Original, trupe formada por moradores do bairro que se apresentava no salão paroquial da Igreja São José.

"Mesmo com um ou outro personagem renomado que entrevistamos o tom sempre foi o da memória - da memória de uma vida modesta", conta Marcio Alex Pereira, idealizador do projeto. Segundo ele, o foco sempre foi entrevistar pessoas comuns, falando sobre seu dia-a-dia e suas memórias do bairro. "Estou aprendendo um monte, ouvir é um exercício de humanidade", afirma.

As imagens inéditas da exposição ficaram a cargo do fotógrafo Rafael Saes. Também serão utilizadas fotografias históricas cedidas pelos entrevistados de seus acervos pessoais.

A primeira fase da exposição vai até o dia 29/06, quando outras dez criações serão reveladas. Ao todo serão 30 criações diferentes que circularão em outdoors do bairro até o dia 26/07.

O projeto "Vila dos Operários" é produzido com verba de Incentivo à Cultura, Lei Municipal 9160/2012 – Prêmio Aniceto Matti.