PREVENÇÃO

Motoristas podem participar do Saúde na Estrada

Motoristas podem participar do Saúde na Estrada
Profissionais da Unidade Básica do Industrial realizam uma série de exames

Motoristas que passam por Maringá nesta segunda e terça-feira (25 e 26), podem participar da programação do Saúde na Estrada, realizado pela Ipiranga em parceria local com a Secretaria de Saúde através da Unidade Básica Industrial. Os serviços do Saúde na Estrada são oferecidos no pátio do Posto Matsuda, na PR 317, próximo à rotatória da Cocamar.

Profissionais da UBS Industrial estarão atendendo os motoristas, especialmente caminhoneiros, com verificação nutricional, vacinação de adultos, verificação de glicemia, pressão arterial e visual, além de orientação sobre DST/Aids, dengue e do programa Saúde do Homem. Todos os motoristas que passarem pela estrada ou pelo posto estão convidados a prestigiar o evento, que além das orientações e exames de saúde ainda levanta as carências dos profissionais em relação à qualidade de vida na rotina das estradas.

O Programa Saúde na Estrada é realizado há oito anos pela Ipiranga. A previsão para este ano é que mais de 80 mil motoristas, em especial caminhoneiros, sejam atendidos. Serão 140 eventos em 70 postos de diferentes estados e regiões do país. Em 2014 foram atendidas 60 mil pessoas em 90 municípios de 16 estados.

Os atendimentos realizados em 2014 constataram uma realidade preocupante, o que demonstra a importância de uma campanha de conscientização na população: 22% dos participantes apresentaram pressão arterial alterada, acima do recomendável pelos órgãos de saúde; 33% têm dificuldades de visão; e quase 80% estão acima do peso.

Histórico

A proposta do Saúde na Estrada é também acompanhar as condições dos motoristas que vivem nas estradas brasileiras. Desde 2013 o projeto conta com um sistema de informação que permite o acompanhamento do histórico de atendimento dos participantes, comparando os resultados dos exames com os de anos anteriores. Este sistema possibilita traçar um panorama das condições de saúde do público da estrada, formado em sua maioria por caminhoneiros.

Para orientar e engajar ainda mais os motoristas, este ano o programa contará com duas novidades digitais. Uma delas é o aplicativo Saúde na Estrada, que disponibilizará as informações dos postos Rodo Rede onde o programa é realizado, o cronograma do Saúde na Estrada e o histórico dos exames de saúde realizados.

A outra novidade é uma página no Facebook “Na estrada com a Ipiranga”, onde viajantes e caminhoneiros têm acesso a conteúdos relacionados ao universo das estradas brasileiras, dicas de saúde e manutenção dos veículos e informações dos postos Rodo Rede e do Saúde na Estrada.