ARTE

Caligrafista japonês faz demonstração e ministra workshop em Maringá

Caligrafista japonês faz demonstração e ministra workshop em Maringá
Hamano é um dos nomes mais importantes do shodo

Maringá receberá na próxima semana uma demonstração e workshop sobre a arte shodo, a tradicional caligrafia japonesa, com o caligrafista Ryuho Hamano. A ação é em comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão.

Discípulo do lendário caligrafista japonês GakiFukuse, Hamano é um dos nomes mais importantes do shodo desde 1978. Já realizou diversas exposições no Japão e tem viajado pela América e Europa para divulgar e difundir a arte. No Maringá Park ele demonstrará o shodo num tecido de três metros quadrados, que ficará exposto no 3º piso. Segundo ShinitiUeta, que coordena o evento representando o Maringá e Região Convention&Visitors Bureau, para isto, o artista utilizará um pincel gigante. Após a exibição, o caligrafista vai presentear os frequentadores do shopping com seus nomes em caligrafia japonesa num papel.

Hamano também ministrará um workshop da arte japonesa no shopping. Várias turmas serão montadas - a participação é gratuita. “Ele falará sobre a origem e como é formada a letra japonesa. Depois, cada participante receberá um pincel e tinta para colocar em prática os ensinamentos”, diz Ueta.

Serviço:

Demonstração de caligrafia: terça-feira (dia 19) às 19h, no 3º piso

Workshop: quarta-feira (dia 20) das 14 às 19h, no 3º piso