COMEMORAÇÃO

Desfile celebra aniversário de Maringá neste domingo (10)

Desfile celebra aniversário de Maringá neste domingo (10)
Evento começa às 9 horas na avenida XV de Novembro

O desfile de aniversário de Maringá será realizado neste domingo (10), a partir das 9 horas, na avenida XV de Novembro em frente ao Paço Municipal. Neste ano o desfile terá como tema “Maringá Turística - O Verde Encanto da Cidade Canção”.

A secretária de Cultura, Olga Agulhon, lembra que o desfile vai destacar o “nosso verde, parques, a fauna e a flora, e os nossos pontos turísticos e os eventos culturais e de negócios que destacam Maringá no cenário nacional”.

O desfile será realizado logo após o hasteamento das bandeiras com a execução dos hinos pela Orquestra Filarmônica Unicesumar e também homenageará o agrônomo Anníbal Bianchini da Rocha.

Entre os participantes do desfile a ala temática reunirá alunos e professores de cinco escolas municipais: Osvaldo Cruz, Ayrton Plaisant, Pivene Piassi, Jesuina Jesus Freitas e Lidia Ribeiro Dutra.

A ala dos convidados contará com grupos folclóricos, grupos de escoteiros, colégios estaduais e particulares, associações, organizações não governamentais entre outras. O dia também será marcado com a presença de instituições de segurança na ala militar. A Orquestra Filarmônica Unicesumar fará o encerramento do desfile.

Ainda no domingo, em comemoração ao aniversário de 68 anos de Maringá, o Provopar realiza a tradicional carneirada no Parque de Exposições, com renda revertida para uma entidade assistencial. Durante todo o dia, também pelo aniversário da cidade, o ingresso para a Expoingá será um quilo de alimento não perecível, destinado às entidades assistenciais cadastradas no Provopar.

Jardineiro de Maringá

Anníbal Bianchini da Rocha era conhecido como o “jardineiro de Maringá” por ser um dos idealizadores da arborização do município, considerado modelo para todo o país. Bianchini foi secretário estadual de agricultura entre 1965 e 1966, convidado pelo governador da época, Ney Braga.

Em 1966, foi o primeiro presidente da Cooperativa de Laticínios de Maringá (Colmar). Ele também trabalhou na Companhia Melhoramentos por 50 anos. Assumiu a presidência do Sindicato Rural no final dos anos 70, onde foi reeleito várias vezes. Bianchini integrou a diretoria da Sociedade Rural de Maringá e fez parte do conselho administrativo da Cocamar e dos conselhos consultivos do Instituto Brasileiro do Café e do Instituto Agronômico do Paraná. Faleceu em 2007.