HISTÓRIA

Câmara de Maringá tem seus 60 anos de história contada em livro

Câmara de Maringá tem seus 60 anos de história contada em livro
Livro foi organizado por Reginaldo Dias, professor de História da UEM
Nesta quinta-feira, dia 7 de maio, às 19 horas, a Câmara Municipal de Maringá fará o lançamento do livro que conta 60 anos da sua história, de 1952 a 2012. O livro foi organizado pelo professor Reginaldo Dias, liderando uma equipe composta por Anderson Furlan, Celene Tonella, Fabíola Cordovil, Ivana Veraldo e Juliana Daibert.

O livro é uma subsídio aos estudos acerca das atividades da Câmara Municipal de Maringá, instalada em 14 de dezembro de 1952. Os autores, com atuação nas áreas de História, Ciências Políticas, Direito, Educação, Urbanismo e Jornalismo, buscaram ampliar os relatos, além da relação com os poderes públicos, em razão da natureza das atividades dos vereadores, envolvidos com seus eleitores e comunidades do município.

O objetivo é que o livro "Câmara Municipal de Maringá 60 anos" contribua para o registro da história do Poder Legislativo maringaense e também ao entendimento da representação eleitoral, do poder local e das políticas municiais, ao longo dessas seis décadas.

De acordo com os seus autores, nos limites de uma publicação institucional e respeitando o aspecto comemorativo, "o livro tem a pretensão de alimentar o debate entre os especialistas e a reflexão cidadão".

Os autores – O livro foi organizado por Reginaldo Dias, professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Participaram da equipe de elaboração do livro:

Anderson Furlan, juiz Federal, especialista, mestre e doutorando em Ciências Jurídico-Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa. Professor de Direito Ambiental e de Direito Tributário da Escola da Magistratura Federal-PR. Presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais.

Celene Tonella, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ciências Políticas pela Unicamp. Doutora em História pela Universidade Paulista (Unesp). Pós-doutora pelo Programa de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fabíola Cordovil, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

Ivana Veraldo, professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista.

Juliana Daibert, graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Jornalismo pelo Unicesumar. Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Professor doutor Reginaldo Dias recebe título de Cidadão Benemérito de Maringá

A Câmara Municipal de Maringá entrega nessa quinta-feira, dia 7 de maio, às 19 horas, o título de Cidadão Benemérito de Maringá ao professor doutor Reginaldo Dias. A entrega do título será em sessão solene de lançamento do livro "Câmara Municipal de Maringá 60 anos – 1952-2012", edição coordenada por Reginaldo Dias.

O projeto de lei que faz a homenagem a Reginaldo Dias foi apresentado pelos vereadores Humberto Henrique e Mario Verri.

Reginaldo Dias é professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ele também foi chefe de Gabinete do prefeito José Cláudio (2001), permacendo no governo João Ivo, até o começo de 2004. Além da dedicação ao magistério e estudo de História, sempre teve atuação na política local.

Reginaldo também é assíduo colaborador da imprensa de Maringá, com artigos e informações sobre diversos temas, especialmente a política da cidade e da região. É colunista de O Diário, com publicação regular de artigos às quartas-feiras.
Na Academia de Letras de Maringá ocupou a cadeira número 10 (2000-2013). Atualmente é membro honorário.

Livros de autoria do professor doutor Regionaldo Dias (com temas ligados a Maringá):

DIAS Reginaldo Benedito, Anderson Furlan, Celene Tonella, Fabíola Cordovil, Ivana Veraldo e Juliana Daibert. Câmara Municipal de Maringá 60 anos - 1952-2012. Ed. Câmara Municipal de Maringá - 2015.

DIAS, Reginaldo Benedito; GINI, Sergio; SILVA, Miguel Fernando Perez (orgs.). Terra Crua. - Jorge Ferreira Duque Estrada-reedição comentada. Maringá: Eduem, 2014. .

DIAS, Reginaldo Benedito (Org.) . Nupelia 30 anos: memorial. 1.. ed. maringá-pr: , 2013.

DIAS, R. B. . Uma universidade de ponta-cabeça:a ocupação da reitoria e a luta dos estudantes da UEm pela gratuidade do ensino e pela democratização da universidade. 2a.. ed. Maringá: Eduem, 2008.

DIAS, R. B. Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais em Maringá. 1a.. ed. maringá: Gráfica e editora Clichetec Ltda, 2008.

DIAS, R. B. Sob o signo da revolução brasileira. A experiência da AP no Paraná. 1. ed. Maringá: Eduem, 2003.

DIAS, R. B. . No calor da hora: artigos sobre política, memória e história. 01. ed. Maringá: Clichetec, 2003.

DIAS, R. B. . Uma universidade de ponta-cabeça:a ocupação da reitoria e a luta dos estudantes da UEM pela gratuidade do ensino e pela democratização da universidade. 1. ed. Maringá: clichetec, 2000.

DIAS, R. B. A experiência do legislativo municipal em Maringá: 1947/1998. 1. ed. Maringá: Câmara Municipal de Maringá, 1999. v. 1. 130p .

DIAS, R. B. (Org.) . Maringá e o Norte do Paraná. Estudos de História Regional. 1. ed. Maringá: Eduem, 1999.

DIAS, R. B. . As memórias do sindicalista José Rodrigues dos Santos: as lutas dos trabalhadores rurais no Paraná. 1. ed. Maringá: Eduem, 1999.

DIAS, R. B. . O público e o privado na educação: a experiência da privatização do ensino em Maringá e temas afins. 1. ed. Maringá: SED, 1995.