ESPORTE E LAZER

Desenvolvimento de crianças e adolescentes serão avaliados por biometria

A Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Lazer vai retomar, na segunda-feira (6), o projeto Biometria Avaliando Novos Talentos. Iniciado em 2014 o projeto visa acompanhar o desenvolvimento da criança e do adolescente por meio de avaliação biométrica.

Na primeira edição, realizada ano passado, foram atendidas as escolas municipais Nadyr Alegretti, Odilon Túlio Vargas, Ariovaldo Morena, Miriam Leila Palandri e João Batista Sanches, totalizando 641 alunos do 3º ao 5º ano do período integral. Para esta segunda realização, a estimativa é de que mais de 800 alunos sejam atendidos. Além das escolas onde os alunos foram avaliados no ano passado, este ano, alunos do 2º ao 5º ano do período regular das Escolas Municipais Dona Lázara Viella, do distrito de Floriano e Escola Municipal Angelina Meneguetti, do distrito de Iguatemi, também passarão por avaliação. Também foi incluída no projeto, a Escola Municipal Ulisses Guimarães.

Biometria (bio = vida + metria medida) é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos e um auxílio na coleta de dados através da avaliação física. Esse processo construirá indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal e motor dessas crianças e adolescentes.

O objetivo é direcionar os alunos ao esporte em que sejam mais aptos, com maiores chances de revelar novos talentos. A equipe para a aplicação dos testes padronizados será formada por profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer, e pelos coordenadores Celso Biasi e Cynthia Catarina.

A avaliação é necessária para um melhor acompanhamento no desenvolvimento do aluno. Através desses dados, os profissionais poderão encaminhar os alunos para praticar as modalidades esportivas adequadas.

"A biometria é uma ferramenta muito importante dentro do esporte. Através dela proporcionamos trabalhos mais específicos. Isso é de extrema importância com esses dados podemos trabalhar a base e os fundamentos de cada modalidade. Ano passado já conseguimos resultados satisfatórios, e novamente em parceria com a Secretaria de Educação esperamos melhorar ainda mais os resultados", comenta a Secretária de Esportes, Maria Iraclézia de Araujo.