DENGUE

Fiscalização Integrada faz mutirão para vistoria de imóveis na Zona Oeste

Fiscalização Integrada faz mutirão para vistoria de imóveis na Zona Oeste
Alvo da operação são imóveis abandonados e terrenos baldios

Equipes de agentes que integram o mutirão organizado pela Diretoria de Fiscalização Integrada, da Secretaria Municipal de Gestão, iniciaram nesta terça-feira (3) uma nova ação intensiva em bairros da Zona Oeste de Maringá para combater focos do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue - e do Aedes albopictus, que causa a febre chikungunya. O alvo da operação são imóveis abandonados e terrenos baldios que apresentem mato alto, entulho, falta de calçada para pedestres ou muro de contenção.

Nesta primeira etapa, os trabalhos de fiscalização são realizados nos bairros Parque Hortência, Conjunto Sanenge, Jardim dos Pássaros e Everest. Na próxima quinta-feira (5) a ação terá prosseguimento nos jardins Califórnia e Olímpico que, por serem mais recentes, apresentam maior número de terrenos desocupados.

A operação é reforçada por agentes da Vigilância Ambiental - da Secretaria de Saúde - e funcionários e máquinas da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), que fazem a roçada dos espaços públicos com mato alto e acúmulo de entulhos. Também os descartes de móveis e outros objetos nos canteiros centrais são removidos para uma área apropriada na Pedreira Municipal. Caso sejam identificados, os moradores que fazem o descarte irregular serão multados pelos agentes pela prática de crime ambiental. Aparelhos eletrônicos e seus componentes - como pilhas e baterias, por exemplo - devem ser descartados em pontos de coleta seletiva distribuídos por vários pontos da cidade.

Já os donos de terrenos particulares que apresentam irregularidades são notificados por agentes do setor de fiscalização e têm um prazo de sete dias para providenciarem a roçada e limpeza dos lotes. Se o terreno for limpado corretamente, a notificação será encerrada sem ônus para o proprietário.

“Acho uma atitude correta da Prefeitura. Se todos os moradores e proprietários se conscientizarem da necessidade de manter seus terrenos limpos, não vamos ter mais tanta preocupação com as doenças que são transmitidas por mosquitos, além da cidade ficar ainda mais bonita”, diz o profissional autônomo Isac Martins Machado - morador no Parque Hortência há 35 anos.

Acesso Cidadão
Os proprietários de imóveis que fizeram cadastro no serviço Acesso Cidadão, pelo site www.maringa.pr.gov.br/acessocidadao, poderão de imediato tomar ciência das notificações e autos de infração emitidos. Também poderão providenciar as medidas necessárias para regularização do imóvel e, pelo mesmo canal, comunicar à fiscalização.

A ação da Fiscalização Integrada envolve 40 pessoas, entre agentes fiscais e ambientais, em sete veículos.

De acordo com a programação, na próxima quinta-feira (5) o ponto de concentração das equipes às 8h30, na Praça Raphaella Name Lucchesi, na Avenida Naihma Nami.

Nos dias 10 e 12 do mês passado ocorreram ações integradas de fiscalização e vistoria em imóveis dos bairros Recanto dos Magnatas, Cidade Monções, Jardim Alvorada III, Vila Morangueira, Zona 05 e Zona 06.

Naquela ação foram registradas 226 notificações e mais de R$ 190 mil em multas para os proprietários de terrenos que sem encontravam em situação irregular.

Mais informações: 3221-1488 ou 3221-1317 (Secretaria de Gestão)