CIDADE

Prefeitura faz plano para conter atos de vandalismo

O Departamento de Vigilância Municipal está realizando um levantamento dos imóveis pertencentes ao patrimônio público de Maringá que passam por processo de abandono e deterioração pela ação de vândalos.

Através de parceria com a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), os ocupantes dos imóveis invadidos passarão por um processo de reinserção social.

"Os imóveis serão reformados e vão receber cuidados permanentes de vigilantes municipais", afirma o coordenador da Vigilância Municipal, Izaltino Machado Neto.

Entre os imóveis públicos invadidos no município estão a sede e recepção do Jardim Botânico, localizado na Avenida Carmen Miranda - na continuação da Avenida Cerro Azul.

Abandonada há cinco anos, a extensa área à beira de um fundo de vale passou a ser ocupada por uma família inteira.

Os casos de depredação e invasão freqüente de imóveis públicos, onde pessoas desocupadas consomem drogas e praticam atos de vandalismo, ocorrem diariamente no prédio da antiga sede do Aero Clube - na Avenida Gastão Vidigal - e na antiga sede da Associação dos Deficientes Visuais de Maringá (Adevimar), na Avenida Guaiapó.

O problema se repete em diversos pontos do Parque Alfredo Nyeffler, na Vila Morangueira, que exige recuperação dos alambrados e das instalações sanitárias abaixo dos dois mirantes.

No Conjunto Residencial Ney Braga, o imóvel mais afetado pela ação de vândalos é o antigo Posto de Saúde e Clínica Odontológica do bairro.

O objetivo da administração é recuperar o prédio e transformá-lo em sub-sede da Vigilância Municipal.

Pmm