SAÚDE

Campanha Carnaval sem Aids e sem Dengue começa nesta sexta-feira

Campanha Carnaval sem Aids e sem Dengue começa nesta sexta-feira
Mensagem geral da campanha Carnaval sem Aids deste ano segue orientação do Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde abre nesta sexta-feira (13), a campanha Carnaval sem Aids e sem Dengue, intensificando as ações junto ao público iniciadas pelas Unidades Básicas de Saúde no último sábado. A partir das 9 horas o ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento e Agentes Ambientais estará na praça Raposo Tavares, orientando o público sobre a prevenção às DSTs e realizando testagem anônima para doenças sexualmente transmissíveis.

A Secretaria de Cultura participa da abertura das campanhas e promove um ensaio geral do carnaval Samba na Praça, divulgando a programação do evento com bailes todas as noites em vários bairros e nos distritos de Iguatemi e Floriano. “A abertura das campanhas intensifica o trabalho de prevenção contra as doenças sexualmente tranmissíveis e contra o mosquito da dengue realizadas durante todo o ano”, lembra o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

As ações na praça Raposo Tavares vão até ás 16 horas, com coleta para exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de material informativo, brindes, preservativos, e orientações gerais a população pelos alunos do curso de Farmácia do Unicesumar. Agentes Ambientais estarão orientado sobre o combate ao mosquito da dengue.

A mensagem geral da campanha Carnaval sem Aids deste ano segue orientação do Ministério da Saúde, informando especialmente os jovens para a prevenção contra a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo iniciar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.

Em Maringá os números de novos diagnósticos é crescente ano a ano num percentual de 10 a 12%. O SAE - Serviço de Assistência Especializada - atende atualmente 2.402 pacientes em tratamento, destes 59,15% são residentes em Maringá. Por gênero 61,98% dos casos são do sexo masculino, o grau de escolaridade predominante é primário com 40,41% seguido por ensino médio com 25,76%, e ensino fundamental com 15,26% e superior 7,46%.

Segundo orientação sexual, predomina a categoria heterossexual com 49,71% dos casos seguido pelo homossexual com 33,14%. Também chama atenção em Maringá, os diagnósticos feitos através do teste rápido de sífilis. “Não tínhamos parâmetros anteriores para comparação, mas o fato é que em 2014 realizamos um total de 16.331 coletas de exames, 63% a mais que o ano de 2012, mostrando que a estratégia das campanhas com a utilização do ônibus do CTA itinerante tem se mostrado eficiente em termos de volume de coletas e diagnóstico precoce”, explica Eliane Biazon, da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde.

No ano passado foram realizados 16.062 testagens, sendo que destas 4.566 foram exames de HIV com 138 diagnósticos positivos, 250 positivos para sífilis, 53 positivos para Hepatite B e 34 positivos para Hepatite C. Diante destes números, explica Eliane, é preciso reforçar as orientações sobre o uso do preservativo e das formas de prevenção e lembrar que por serem doenças muitas vezes “assintomáticas” ou terem sintomas tênues que não chamem a atenção por serem passageiros muitas vezes não valorizados.

A campanha Carnaval sem Aids vai reforçar também a disponibilidade das pessoas realizarem o exame de sorologia durante todo o ano, no CTA, que fica na Policlínica Zona Sul, Jardim Tabaete, rua Tabaete esquina com Rua Assunção, com atendimento de 2ª a 5ª feira das 7 às 16h30. A pessoa deve apenas portar um documento com foto e Cartão Nacional de Saúde, não sendo necessário encaminhamento, jejum ou agendamento prévio. O exame é gratuito e totalmente sigiloso e confidencial. Também estão sendo realizados testes rápidos em várias Unidades Básicas de Saúde, em dias e horários específicos.

A Carnaval sem Dengue dá continuidade às campanhas iniciadas no final do ano passado com o Finados sem Dengue, aproveitando as datas comemorativas para chamar a comunidade no combate a todas as condições de água parada. Neste período, lembra Nardi, as temperaturas elevadas e as chuvas constantes ampliam o risco de procriação e proliferação do mosquito. “Qualquer volume de água parada é um criadouro que pode deixar a situação fora do controle para a dengue”, alega.

O secretário lembra que o último levantamento de índice do mosquito apontou uma infestação geral de 2,2%, bem acima do aceitável como segura pela Organização Mundial de Saúde, de um por cento. Algumas regiões, observa Nardi, apresentaram índices elevados com médias de 3,8% e a maioria dos focos no lixo ou no pratinho de vaso. Portanto a campanha Carnaval sem Dengue foca especialmente nas regiões mais críticas, mas com alerta para toda a cidade para o risco de descarte de resíduos fora do lixo e atenção para água em pratos de vasos, além de outros locais como tinas, reservatórios, calhas, piscinas, fontes, ralos e pneus.

Aids e Dengue

As duas campanhas, Carnaval sem Aids e Carnaval sem Dengue, já estão com ações através das UBS desde o último sábado. Nesta quinta-feira (12) as Unidades Básicas de Saúde Industrial, Aclimação, São Silvestre e Parigot de Souza realizaram ações junto às comunidades atendidas. A Policlínica Zona Sul iniciou as ações das duas campanhas na segunda-feira prossegue até sexta.

Também na sexta-feira várias Unidades Básicas estarão realizando ações em suas áreas de abrangência. A UBS Céu Azul promove atividades na sala de espera com distribuição de preservativos e material informativo e brindes; a UBS Aclimação estará distribuindo material informativo e preservativo em construções civis da área de abrangência da unidade. A UBS São Silvestre fará abordagem no semáforo do cruzamento da Rua Domingos Daione com o Anel Viário Prefeito Sincler Sambati, pela manhã, e de tarde atividades de orientações e prevenção aos colaboradores da empresa Perfileve, com distribuição de material informativo, preservativos e brindes.

Na UBS Mandacaru, durante todo o dia a equipe ficará no semáforo em frente ao Shopping Boulevard entregando materiais com orientações; na UBS Alvorada 3, blitz na rua Alfredo José Costa, também com distribuição de material informativo, preservativos e brindes. A UBS Industrial promove pedágio com panfletagem, entrega de preservativos e orientações sobre DST´s na rua Antonio Ruiz Saldanho; e a UBS Internorte divulga e entrega preservativos, brindes e material informativo nos supermercados Assaí e BIG.

Samba na Praça

As ações da campanha Carnaval sem Aids e sem Dengue serão levadas a todos os bailes populares e nos clubes. No sábado (14), o ônibus do CTA vai passar pelos bailes dos clubes da cidade e no carnaval de rua fazendo abordagens de prevenção e distribuição de brindes e preservativos. Também no sábado, com apoio da UBS Quebec, a campanha estará no carnaval Samba na Praça da avenida São Judas Tadeu, em frente ao Parque das Palmeiras, das 20 às 23h; e também na avenida Tuiuti, entre as Ruas Rio Jordão e Rio San Martin, no Conjunto Champagnat, no mesmo horário, com apoio da UBS Piatã.

No domingo (15), o Carnaval sem Aids e sem Dengue estará no Samba na Praça do Jardim Universo, na avenida Joaquim Duarte Moleirinho, com apoio da UBS Universo, também das 20 às 23 horas. Ainda no domingo, com apoio da UBS Ney Braga, a campanha estará no Samba na Praça da avenida Mandacaru, entre as ruas Pioneiro Arlindo Pedralli e Pioneiro José Arduim, no Parque das Laranjeiras.

Na segunda-feira (16), com apoio da UBS Cidade Alta, as ações serão levadas para o carnaval da avenida Carmem Miranda, no Jardim Paraíso; e também no distrito de Iguatemi, na rua Otávio Franco. Na terça-feira (17), a campanha estará no distrito de Floriano, na avenida Antônio Santiago Gualda com a rua Paiçandu, com apoio da UBS Floriano, em horário diferenciado, das 16 as 20 horas. No mesmo horário na terça-feira, ações na rua Hipócrates, ao lado do Centro Comunitário do Jardim Alvorada.