ADMINISTRAÇÃO

Prefeitura de Ourinhos é a primeira a receber código fonte do Sistema Gestor da Saúde desenvolvido e

A Prefeitura de Ourinhos, interior de São Paulo, será a primeira beneficiada pelo código fonte do Sistema Gestor da Saúde desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Maringá em parceria com a DB1 Informática, para a implantação do Portal Saúde Maringá. Nesta quinta-feira (5), o prefeito Roberto Pupin e o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, assinaram o termo de cessão do código na presença do secretário de Saúde de Ourinhos, André Luiz Camargo Melo.

Maringá vai ceder o código do sistema para outros municípios. “Foram sete anos envolvendo o trabalho de uma grande equipe, uma conquista de Maringá que em um ato republicano do nosso prefeito vai alcançar usuários do SUS dos mais de 5 mil municípios de todo o Brasil”, destacou Nardi.

Nardi destacou o trabalho da equipe de sua secretaria, do CTI e da DB1 na elaboração do sistema, lembrando que o interesse de Ourinhos mostra a preocupação daquele município no atendimento aos pacientes da rede pública. “O Portal Saúde Maringá é reconhecido inclusive pelo Ministério da Saúde, que ainda não conseguiu uma ferramenta deste nível, e vai garantir agilidade e segurança no atendimento aos pacientes da rede pública”.

Segundo André Melo a administração de Maringá cumpre o que está na Constituição Nacional, onde o Estado deve abrigar e beneficiar a todos. “Pupin e o secretário Nardi cumprem esse papel de gestor público, e a população de Ourinhos só tem a agradecer essa atitude”, afirmou.

O ex-prefeito de Barracão e ex-presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Juarez Lima, representante da AMP, afirmou que não poderia estar fora da solenidade. “Em nome de todos os municípios brasileiros é preciso reconhecer a atitude democrática do prefeito Pupin em ceder o resultado do trabalho de uma grande equipe em benefício a muitas pessoas por todo o país”. Lima destacou ainda que o mandato do gestor passa, mas suas ações permanecem.

Inovação

O prefeito Roberto Pupin lembrou que a administração adotou a inovação em todas as áreas no sentido de garantir benefícios para a comunidade, e muitos projetos e programas desenvolvidos em Maringá já estão em outros municípios. “Hoje recebemos gestores de todo o Brasil para conhecer alguns desses projetos, e estamos abertos a todos para avançarmos juntos”.

Maringá também ganha com a cessão do código fonte do Sistema Gestor da Saúde. O cessionário fica obrigado a depositar semestralmente novas funcionalidades, ajustes, correções de erros bem como qualquer melhoria desenvolvida no software, em provedor indicado pela Prefeitura de Maringá, que fará a guarda de uma versão padrão, sendo a base para download dos aplicativos e atualizações de versão.

A cessão do código fonte do sistema não tem custos aos municípios interessados, que precisam investir para viabilizar a implantação do benefícios. O termo de cessão também veda a comercialização dos códigos fontes produzidos pelo cessionário. O prefeito Roberto Pupin e o secretário Antônio Carlos Nardi assinaram o termo de cessão e entregaram o código ao secretário de Ourinhos.