CEMITÉRIO MUNICIPAL

Prazo para a retirada de recipientes que acumulam água vence no próximo dia 31

Prazo para a retirada de recipientes que acumulam água vence no próximo dia 31
Medida ainda proíbe instalação e construção de veleiros

A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) alerta que os responsáveis pelos túmulos do Cemitério Municipal que contam com recipientes que possam acumular água têm até sábado, dia 31, para remover tais itens. Cumprindo a portaria 042/2014, a medida ainda proíbe a instalação e construção de vasos de flores, veleiros e outros recipientes que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

“Isso não quer dizer que passada essa data as pessoas não possam mais fazer a remoção. Mas queremos deixar claro que os responsáveis estão cientes de que a partir dessa data os funcionários do Cemitério Municipal vão iniciar a retirada dos itens que oferecem risco de acúmulo de água”, destaca o secretário da Semusp, Dorvalino Lopes de Macedo.

Estima-se que dentro do cemitério tenham atualmente pelo menos 20 mil recipientes que acumulam água, a maioria vasos dos mais diversos tamanhos. “Como são muitos objetos, a remoção será de forma gradual. A população também pode ir até o cemitério para retirar”, diz. A medida faz parte da aplicação do Plano de Gerenciamento de Controle da Dengue no local, trabalho que foi iniciado junto com a Secretaria de Saúde em novembro do ano passado, com a campanha Finados Sem Dengue.

Na ocasião, equipes do cemitério, da Semusp e Agentes Ambientais orientaram mais de 130 mil visitantes sobre o combate à dengue e barraram a entrada de embalagens plásticas e outros materiais que acumulam água no local. As residências no entorno do cemitério também passaram por vistoria, e uma ação de combate ao mosquito foi realizada em conjunto pelas secretarias e a Defesa Civil em dezembro.

Mais de 50 servidores envolvidos na ação recolheram recipientes danificados ou que podiam se transformar em criadouros do mosquito e abordaram visitantes. O Cemitério Municipal tem um movimento de aproximadamente mil pessoas diariamente, entre visitantes, servidores, funcionários de empresas que trabalham na construção e reformas de sepulturas, autônomos e particulares responsáveis pela limpeza dos túmulos e as pessoas que acompanham sepultamentos.