PREVENÇÃO

Ataques de animais venenosos é maior durante verão

Nessa época do ano é muito comum a maior incidência de animais peçonhentos em todas as regiões do Paraná. Para evitar acidentes, os serviços de saúde trabalham na sensibilização da população para os procedimentos de prevenção a picadas de aranha-marrom, escorpiões e serpentes, queimaduras por água-viva, entre outros.

O objetivo é diminuir ano a ano o número de ocorrências dessa natureza, que em 2014, até o dia 13 de outubro, foram 7.416 casos no Paraná. Em 2012 e 2013 foram registrados 9.326 e 10.953, respectivamente. Diante disso, manter a população atenta e bem informada sobre o assunto contribui para a redução dessa estatística.

Segundo a chefe da divisão de zoonoses e intoxicações da Secretaria estadual da Saúde, Tânia Portella Costa, o que também contribuiu para a diminuição das ocorrências com animais peçonhentos é a divulgação das informações de prevenção nos meios de comunicação. “O fato dos meios de comunicação estarem mais presentes no cotidiano das pessoas auxilia no repasse das informações de prevenção e procedimentos em caso de acidentes”, afirmou.

Outro fator destacado pela coordenadora para a melhoria da prevenção desses acidentes é a capacitação profissional. “Promovemos constantemente treinamentos práticos e teóricos para a capacitação de profissionais de saúde de todo Estado. Além disso, contamos com o Sistema de Notificação de Animais Peçonhentos, uma ferramenta a mais para facilitar o fluxo e o registro de exemplares dos animais”, explica Tânia.