TRANSPORTE

Eliminação do pagamento da tarifa do transporte coletivo a bordo será feita gradativamente

Visando a melhor adaptação dos usuários do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) ao acesso e uso do cartão Passe Fácil, a dupla função dos motoristas na aceitação do dinheiro dos passageiros será removida em três etapas. A decisão foi tomada em conjunto com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans). A primeira fase para a adequação do novo sistema começa a partir desta sexta-feira (23), quando 19 linhas de ônibus não aceitarão mais dinheiro a bordo.

A segunda etapa está programada para o dia 28 de janeiro, com 43 linhas programadas e a terceira, dia 4 de fevereiro, encerrando com 10 linhas. “Fizemos um levantamento junto a TCCC para saber onde menos se utilizava dinheiro. Organizamos esse cronograma a partir das linhas em que os usuários menos realizavam pagamento em dinheiro. Existem linhas dessas 19 primeiras onde todos os usuários já usam o cartão”, ressalta o diretor administrativo da Setrans, Antônio Bernardi.

A média diária de usuários que utilizavam o transporte público realizando pagamento com dinheiro no ano passado era de 3,8 mil. Hoje essa média é de 1,6 mil usuários. Até a última atualização, 5,3 mil cartões novos foram feitos. “Isso demonstra que não só usuários que pagavam a passagem em dinheiro, como outras pessoas estão adquirindo o cartão para uso eventual. A população em geral está aderindo ao sistema, não somente os que usam frequentemente o serviço”, observa Bernardi.

Nessa primeira etapa as linhas que não aceitarão mais dinheiro são:

7 - Interbairros - Avenida Guaiapó Pl 17 / Avenida Mandacaru (HU)

26 - Jardim Paulista

41 - Jardim Monções

139 - Conjunto Hermans Moraes de Barros (Semi expresso)

162 - Conjunto Lea Leal
179 - Jardim Andrade

221 - Jardim Montreal

334 - Conjunto Cidade Canção

462 - Shopping Catuaí

512 - Cocamar

611 - Ceval

137N - Conjunto Hermans Moraes de Barros - Corujão

235N - Jardim Campos Eliseos - Corujão

244E - Jardim Liberdade - Cocamar - Executivo

323N - Jardim São Silvestre / Jardim Bertioga - Corujão

336E - Cesumar - Calil Haddad - Executivo

428E - UEM - Rua Erlon Chaves - Executivo

528A - Aeroporto

722N - Conjunto Ney Braga - Corujão