Os vereadores de Maringá votarão em primeira discussão, na sessão ordinária desta terça-feira (11), o Projeto de Lei 15.407/2019, de autoria do presidente da Câmara, vereador Mário Hossokawa, outorgando ao reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho. Caso aprovada, a comenda será entregue em sessão solene, com data a ser fixada.O motivo de homenageá-lo com a maior honraria do município seria pela atuação na área da Educação, sendo considerado responsável por um dos maiores conglomerados na área de ensino do país. A proposta de Mário Hossokawa ainda destaca que Wilson Matos já foi Empresário do Ano, Cidadão Benemérito de Maringá e Cidadão Benemérito do Paraná, além de já ter recebido homenagens por honra ao mérito em diversos municípios paranaenses e também do Brasil.
WILSON MATOS – Wilson de Matos Silva é empresário e professor e atua na área da promoção da educação seguindo quatro pilares de formação, modelo o qual tem sido copiado pela probabilidade de eficácia, sendo eles: intelectual, profissional, emocional e espiritual. O empresário de 73 anos é casado com Rosemary e é pai de Ludhiana, Wilson Filho, Weslley e William, além de ser avô de dez netos.
COMENDA – A comenda dom Jaime Luiz Coelho, instituída em 2014 na Câmara de Maringá, é a maior honraria maringaense desde então. Criada a partir de projeto de lei que teve por princípio homenagear figuras ímpares, compromissadas com o bem e atuantes dentro do município, sua concepção de formato tem a assinatura do artista plástico Anselmo José.
Dom Jaime Luiz Coelho é uma das principais personalidades da história de Maringá. Primeiro bispo e arcebispo da arquidiocese, foi idealizador e responsável pela construção do monumento símbolo de Maringá, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória.Fundou e dirigiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, onde foi ministrado o primeiro curso superior da cidade que originou a Universidade Estadual de Maringá. Os maringaenses se despedem de Dom Jaime no dia 5 de agosto de 2013, quando morreu aos 97 anos após insuficiência renal crônica.
CERIMONIAIS – Pela Pauta do Cerimonial, os vereadores prestarão homenagearam com o Mérito e Brasão do Município a Companhia Pedras – Teatro e Circo de Maringá, que completa 25 anos de fundação. O autor da homenagem é o vereador Carlos Mariucci.Também na sessão desta terça haverá entrega de Mérito e Brasão do Município para as atletas da natação Beatriz e Débora Borges Carneiro e para o técnico André Yamazaki Pereira. Conhecida como as Gêmeas da Natação, elas receberão a homenagem das mãos dos vereadores Professor Niero, Sidnei Telles e Jean Marques.